Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESDE O COMEÇO: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NA ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A análise das práticas pedagógicas voltadas para a promoção de uma educação antirracista na infância revela que, embora o tema tenha ganhado maior visibilidade nos últimos anos, ainda existem desafios significativos em sua efetivação no cotidiano escolar. Este artigo tem como objetivo apresentar a Importância das Práticas Pedagógicas Antirracistas na escola. O mesmo justifica-se pela desconstrução de estereótipos eurocentricos incorporados pelas crianças, como também faz parte de um estudo realizado durante minha prática docente. O percurso metodológico dá-se por meio de uma pesquisa ação de caráter qualitativo, alinhada a uma pesquisa bibliográfica, tendo como referenciais autores como Gomes (2017), Munanga (2003), Cavalleiro (2020) ,entre outros que foram de grande relevância para este estudo. Por meio da observação em sala de aula e da análise de materiais didáticos, foi possível identificar avanços pontuais, como a inclusão de livros com protagonistas negros, a valorização da cultura afro-brasileira e a realização de rodas de conversa sobre diversidade. No entanto, tais ações ainda ocorrem, muitas vezes, de maneira isolada e pontual, sem se consolidarem como parte de um currículo contínuo e sistemático. Os resultados apontam para a necessidade de que práticas pedagógicas antirracistas sejam intencionais, permanentes e embasadas teoricamente. A simples celebração da diversidade não é suficiente se não estiver acompanhada de uma postura crítica diante das desigualdades raciais presentes na sociedade e reproduzidas, muitas vezes, inconscientemente, dentro das escolas.

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