POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE OS GÊNEROS DO DISCURSO E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DURANTE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126765 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4426 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE OS GÊNEROS DO DISCURSO E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DURANTE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "A Preocupação básica deste trabalho é refletir sobre a importância dos gêneros do discurso para produção de significados durantes os processos de alfabetização e letramento. Neste trabalho buscava-se identificar quais as possíveis relações entre a utilização dos gêneros do discurso e produção de significados durante os processos de alfabetização e letramento? Objetivava-se identificar em que medida os gêneros do discurso interferem na produção de significados durante processos de alfabetização e letramento. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando autores como: Ferreiro e Teberosky (1999); Bakthin (2003), Almeida (2012); Marcushi (2002), Marcuschi (2010), Queiroz (2016), Fontana (2018); Albrecht e Ohira (2000), Freitas (2002), Kleiman (2002), Albrecht e Ohira(2000, p.139-140), Freire (1987), Freire (2003), Freire (1996). Refletiu-se sinteticamente sobre os conceitos de alfabetização, letramento, gêneros do discurso, atividades de leitura, escrita e reescrita de textos, bem como sobre a importância do aluno produzir significados durante os processos de aprendizagem. Conclui-se que ao utilizar os gêneros do discurso durante o processo de alfabetização e letramento o aluno atribui sentido ao que aprende, além de codificar e decodificar ele passa a melhor interagir com as situações enunciativas desde as mais simples até as mais complexas, tornando-se um leitor mais crítico, isto é, passa despertar desde tenra idade atitudes responsivas mais amplas. Além disso constatou-se que os processos de retextualização são processos complexos que envolvem a passagem de um código a outro e mobiliza várias habilidades leitura, escrita, escuta, compreensão e interpretação valorizando assim a importância da oralidade no processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID664_TB4426_15102025124402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCÍLIA DE FÁTIMA SILVA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "FRANCÍLIA" "autor_email" => "francilia.fatima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126765 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4426 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE OS GÊNEROS DO DISCURSO E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DURANTE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "A Preocupação básica deste trabalho é refletir sobre a importância dos gêneros do discurso para produção de significados durantes os processos de alfabetização e letramento. Neste trabalho buscava-se identificar quais as possíveis relações entre a utilização dos gêneros do discurso e produção de significados durante os processos de alfabetização e letramento? Objetivava-se identificar em que medida os gêneros do discurso interferem na produção de significados durante processos de alfabetização e letramento. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando autores como: Ferreiro e Teberosky (1999); Bakthin (2003), Almeida (2012); Marcushi (2002), Marcuschi (2010), Queiroz (2016), Fontana (2018); Albrecht e Ohira (2000), Freitas (2002), Kleiman (2002), Albrecht e Ohira(2000, p.139-140), Freire (1987), Freire (2003), Freire (1996). Refletiu-se sinteticamente sobre os conceitos de alfabetização, letramento, gêneros do discurso, atividades de leitura, escrita e reescrita de textos, bem como sobre a importância do aluno produzir significados durante os processos de aprendizagem. Conclui-se que ao utilizar os gêneros do discurso durante o processo de alfabetização e letramento o aluno atribui sentido ao que aprende, além de codificar e decodificar ele passa a melhor interagir com as situações enunciativas desde as mais simples até as mais complexas, tornando-se um leitor mais crítico, isto é, passa despertar desde tenra idade atitudes responsivas mais amplas. Além disso constatou-se que os processos de retextualização são processos complexos que envolvem a passagem de um código a outro e mobiliza várias habilidades leitura, escrita, escuta, compreensão e interpretação valorizando assim a importância da oralidade no processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID664_TB4426_15102025124402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCÍLIA DE FÁTIMA SILVA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "FRANCÍLIA" "autor_email" => "francilia.fatima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }