METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE MEDICINA: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127455 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5917 "inscrito_id" => 13815 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE MEDICINA: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO" "resumo" => "As Metodologias Ativas buscam responder à multiplicidade de fatores que interferem no processo de aprendizagem e à necessidade dos alunos desenvolverem habilidades diversificadas. Relacionam-se com a Metacognição, considerada como a reflexão da própria cognição, considerando o momento de tomada de consciência do sujeito sobre seus conhecimentos, aprendizagens e limitações. Este estudo busca problematizar o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas em estudantes de curso de Graduação em Medicina, na perspectiva de Metodologias Ativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os dados em análise, nesta etapa do estudo, são questionários respondidos por estudantes de um curso de Medicina de uma universidade comunitária do RS/Brasil. A análise de contéudo proposta por Bardin (Bardin, 2016), tem sido desenvolvida. Observa-se que aulas norteadas por metodologias ativas proporcionam momentos com atividades pedagógicas em que os elementos metacognitivos são evocados, trazendo indícios de que o pensamento metacognitivo pode ser desenvolvido, o que carece de aprofundamento no decorrer do presente estudo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13815_TB5917_29102025112431.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "aaguim@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127455 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5917 "inscrito_id" => 13815 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE MEDICINA: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO" "resumo" => "As Metodologias Ativas buscam responder à multiplicidade de fatores que interferem no processo de aprendizagem e à necessidade dos alunos desenvolverem habilidades diversificadas. Relacionam-se com a Metacognição, considerada como a reflexão da própria cognição, considerando o momento de tomada de consciência do sujeito sobre seus conhecimentos, aprendizagens e limitações. Este estudo busca problematizar o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas em estudantes de curso de Graduação em Medicina, na perspectiva de Metodologias Ativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os dados em análise, nesta etapa do estudo, são questionários respondidos por estudantes de um curso de Medicina de uma universidade comunitária do RS/Brasil. A análise de contéudo proposta por Bardin (Bardin, 2016), tem sido desenvolvida. Observa-se que aulas norteadas por metodologias ativas proporcionam momentos com atividades pedagógicas em que os elementos metacognitivos são evocados, trazendo indícios de que o pensamento metacognitivo pode ser desenvolvido, o que carece de aprofundamento no decorrer do presente estudo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13815_TB5917_29102025112431.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "aaguim@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }