Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA JUVENIL NO SÉCULO XXI: O QUE OS JOVENS LEEM E COMO DESCOBREM LIVROS?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127359
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5690
    "inscrito_id" => 4388
    "titulo" => "A LITERATURA JUVENIL NO SÉCULO XXI: O QUE OS JOVENS LEEM E COMO DESCOBREM LIVROS?"
    "resumo" => "A literatura juvenil contemporânea não se limita mais a divulgação meramente física e os temas de interesse se ampliaram, buscando textos que abordam questões sociais (como saúde mental, diversidade, feminismo e inclusão). Com as evoluções sociais e econômicas, os leitores da faixa etária jovem são jovens entre 13 e 25 anos são o principal público da literatura infantojuvenil e jovem adulta, em que esse círculo tem a divulgação de obras em novos formatos e materialidades, em especial, das redes sociais. Diante disso, o presente artigo busca analisar algumas das listas de livros mais vendidos do ano de 2024 (fontes: Amazon, CNN, Veja, etc.) para que a partir delas, seja levantado o debate sobre quais são os tipos de obras literárias atualmente consumidos pelos jovens e como determinadas obras tem dentro dos novos formatos de divulgação, papel essencial para sua popularidade. Fundamentada em teóricos como Luft (2010), Kirchof & Souza (2019), Petit (2008), Azevedo (2001), entre outros, a pesquisa destaca que a literatura para jovens tem se tornado mais voltada a questões individuais e psicológicas, em que os leitores buscam uma maior representação no que estão lendo. Diante disso, se conclui que é por essa busca por conexão entre leitor e texto, que o mediador clássico está perdendo o seu lugar e começando a competir com as mídias contemporâneas, pois são nelas que os jovens veem pessoas e informações direcionadas a seus interesse e conseguem encontrar uma literatura que os representa e instiga."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4388_TB5690_29102025093600.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE AGUIAR BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anaaguiar.braga97@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127359
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5690
    "inscrito_id" => 4388
    "titulo" => "A LITERATURA JUVENIL NO SÉCULO XXI: O QUE OS JOVENS LEEM E COMO DESCOBREM LIVROS?"
    "resumo" => "A literatura juvenil contemporânea não se limita mais a divulgação meramente física e os temas de interesse se ampliaram, buscando textos que abordam questões sociais (como saúde mental, diversidade, feminismo e inclusão). Com as evoluções sociais e econômicas, os leitores da faixa etária jovem são jovens entre 13 e 25 anos são o principal público da literatura infantojuvenil e jovem adulta, em que esse círculo tem a divulgação de obras em novos formatos e materialidades, em especial, das redes sociais. Diante disso, o presente artigo busca analisar algumas das listas de livros mais vendidos do ano de 2024 (fontes: Amazon, CNN, Veja, etc.) para que a partir delas, seja levantado o debate sobre quais são os tipos de obras literárias atualmente consumidos pelos jovens e como determinadas obras tem dentro dos novos formatos de divulgação, papel essencial para sua popularidade. Fundamentada em teóricos como Luft (2010), Kirchof & Souza (2019), Petit (2008), Azevedo (2001), entre outros, a pesquisa destaca que a literatura para jovens tem se tornado mais voltada a questões individuais e psicológicas, em que os leitores buscam uma maior representação no que estão lendo. Diante disso, se conclui que é por essa busca por conexão entre leitor e texto, que o mediador clássico está perdendo o seu lugar e começando a competir com as mídias contemporâneas, pois são nelas que os jovens veem pessoas e informações direcionadas a seus interesse e conseguem encontrar uma literatura que os representa e instiga."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4388_TB5690_29102025093600.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE AGUIAR BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anaaguiar.braga97@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A literatura juvenil contemporânea não se limita mais a divulgação meramente física e os temas de interesse se ampliaram, buscando textos que abordam questões sociais (como saúde mental, diversidade, feminismo e inclusão). Com as evoluções sociais e econômicas, os leitores da faixa etária jovem são jovens entre 13 e 25 anos são o principal público da literatura infantojuvenil e jovem adulta, em que esse círculo tem a divulgação de obras em novos formatos e materialidades, em especial, das redes sociais. Diante disso, o presente artigo busca analisar algumas das listas de livros mais vendidos do ano de 2024 (fontes: Amazon, CNN, Veja, etc.) para que a partir delas, seja levantado o debate sobre quais são os tipos de obras literárias atualmente consumidos pelos jovens e como determinadas obras tem dentro dos novos formatos de divulgação, papel essencial para sua popularidade. Fundamentada em teóricos como Luft (2010), Kirchof & Souza (2019), Petit (2008), Azevedo (2001), entre outros, a pesquisa destaca que a literatura para jovens tem se tornado mais voltada a questões individuais e psicológicas, em que os leitores buscam uma maior representação no que estão lendo. Diante disso, se conclui que é por essa busca por conexão entre leitor e texto, que o mediador clássico está perdendo o seu lugar e começando a competir com as mídias contemporâneas, pois são nelas que os jovens veem pessoas e informações direcionadas a seus interesse e conseguem encontrar uma literatura que os representa e instiga.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.