A LITERATURA JUVENIL NO SÉCULO XXI: O QUE OS JOVENS LEEM E COMO DESCOBREM LIVROS?
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127359 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5690 "inscrito_id" => 4388 "titulo" => "A LITERATURA JUVENIL NO SÉCULO XXI: O QUE OS JOVENS LEEM E COMO DESCOBREM LIVROS?" "resumo" => "A literatura juvenil contemporânea não se limita mais a divulgação meramente física e os temas de interesse se ampliaram, buscando textos que abordam questões sociais (como saúde mental, diversidade, feminismo e inclusão). Com as evoluções sociais e econômicas, os leitores da faixa etária jovem são jovens entre 13 e 25 anos são o principal público da literatura infantojuvenil e jovem adulta, em que esse círculo tem a divulgação de obras em novos formatos e materialidades, em especial, das redes sociais. Diante disso, o presente artigo busca analisar algumas das listas de livros mais vendidos do ano de 2024 (fontes: Amazon, CNN, Veja, etc.) para que a partir delas, seja levantado o debate sobre quais são os tipos de obras literárias atualmente consumidos pelos jovens e como determinadas obras tem dentro dos novos formatos de divulgação, papel essencial para sua popularidade. Fundamentada em teóricos como Luft (2010), Kirchof & Souza (2019), Petit (2008), Azevedo (2001), entre outros, a pesquisa destaca que a literatura para jovens tem se tornado mais voltada a questões individuais e psicológicas, em que os leitores buscam uma maior representação no que estão lendo. Diante disso, se conclui que é por essa busca por conexão entre leitor e texto, que o mediador clássico está perdendo o seu lugar e começando a competir com as mídias contemporâneas, pois são nelas que os jovens veem pessoas e informações direcionadas a seus interesse e conseguem encontrar uma literatura que os representa e instiga." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4388_TB5690_29102025093600.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE AGUIAR BRAGA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaaguiar.braga97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127359 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5690 "inscrito_id" => 4388 "titulo" => "A LITERATURA JUVENIL NO SÉCULO XXI: O QUE OS JOVENS LEEM E COMO DESCOBREM LIVROS?" "resumo" => "A literatura juvenil contemporânea não se limita mais a divulgação meramente física e os temas de interesse se ampliaram, buscando textos que abordam questões sociais (como saúde mental, diversidade, feminismo e inclusão). Com as evoluções sociais e econômicas, os leitores da faixa etária jovem são jovens entre 13 e 25 anos são o principal público da literatura infantojuvenil e jovem adulta, em que esse círculo tem a divulgação de obras em novos formatos e materialidades, em especial, das redes sociais. Diante disso, o presente artigo busca analisar algumas das listas de livros mais vendidos do ano de 2024 (fontes: Amazon, CNN, Veja, etc.) para que a partir delas, seja levantado o debate sobre quais são os tipos de obras literárias atualmente consumidos pelos jovens e como determinadas obras tem dentro dos novos formatos de divulgação, papel essencial para sua popularidade. Fundamentada em teóricos como Luft (2010), Kirchof & Souza (2019), Petit (2008), Azevedo (2001), entre outros, a pesquisa destaca que a literatura para jovens tem se tornado mais voltada a questões individuais e psicológicas, em que os leitores buscam uma maior representação no que estão lendo. Diante disso, se conclui que é por essa busca por conexão entre leitor e texto, que o mediador clássico está perdendo o seu lugar e começando a competir com as mídias contemporâneas, pois são nelas que os jovens veem pessoas e informações direcionadas a seus interesse e conseguem encontrar uma literatura que os representa e instiga." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4388_TB5690_29102025093600.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE AGUIAR BRAGA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaaguiar.braga97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }