UMA ANÁLISE DO ENSINO REGULAR E INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128153 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7685 "inscrito_id" => 16105 "titulo" => "UMA ANÁLISE DO ENSINO REGULAR E INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica baseada em artigos publicados nos últimos cinco anos sobre o Ensino Médio nas modalidades regular e integral, com ênfase no Novo Ensino Médio (NEM). O objetivo do estudo é evidenciar os avanços e os desafios presentes no processo de ensino-aprendizagem em ambas as modalidades, analisando sua eficácia no desenvolvimento estudantil e na satisfação da comunidade escolar. A coleta de dados foi realizada nas plataformas Google Acadêmico e SciELO, e os artigos selecionados foram organizados e categorizados conforme os temas abordados. A análise ocorreu por meio de leitura exploratória e investigativa, buscando identificar as principais implicações de cada modelo. Os resultados evidenciam fragilidades na implementação do ensino integral, apesar de seu propósito de oferecer uma formação mais ampla. Entre os principais desafios estão a discrepância na carga horária em comparação ao ensino regular, a limitação de tempo para a realização de disciplinas eletivas no modelo tradicional, bem como a falta de infraestrutura e recursos nas instituições de ensino, o que compromete a efetividade das práticas pedagógicas. Além disso, observa-se uma lacuna acadêmica quanto à produção científica sobre o tema, o que reforça a importância de novas investigações que contribuam para o aprimoramento das políticas educacionais voltadas ao Ensino Médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16105_TB7685_30102025221229.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL OLIVEIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL OLIVEIRA" "autor_email" => "raquel.vieira@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128153 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7685 "inscrito_id" => 16105 "titulo" => "UMA ANÁLISE DO ENSINO REGULAR E INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica baseada em artigos publicados nos últimos cinco anos sobre o Ensino Médio nas modalidades regular e integral, com ênfase no Novo Ensino Médio (NEM). O objetivo do estudo é evidenciar os avanços e os desafios presentes no processo de ensino-aprendizagem em ambas as modalidades, analisando sua eficácia no desenvolvimento estudantil e na satisfação da comunidade escolar. A coleta de dados foi realizada nas plataformas Google Acadêmico e SciELO, e os artigos selecionados foram organizados e categorizados conforme os temas abordados. A análise ocorreu por meio de leitura exploratória e investigativa, buscando identificar as principais implicações de cada modelo. Os resultados evidenciam fragilidades na implementação do ensino integral, apesar de seu propósito de oferecer uma formação mais ampla. Entre os principais desafios estão a discrepância na carga horária em comparação ao ensino regular, a limitação de tempo para a realização de disciplinas eletivas no modelo tradicional, bem como a falta de infraestrutura e recursos nas instituições de ensino, o que compromete a efetividade das práticas pedagógicas. Além disso, observa-se uma lacuna acadêmica quanto à produção científica sobre o tema, o que reforça a importância de novas investigações que contribuam para o aprimoramento das políticas educacionais voltadas ao Ensino Médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16105_TB7685_30102025221229.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL OLIVEIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL OLIVEIRA" "autor_email" => "raquel.vieira@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }