EDUCAÇÃO COMO AÇÃO CULTURAL PARA AUTO-DETERMINAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO ENTRE ESTUDANTES DA PERIFERIA MACEIOENSE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127002 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4943 "inscrito_id" => 9794 "titulo" => "EDUCAÇÃO COMO AÇÃO CULTURAL PARA AUTO-DETERMINAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO ENTRE ESTUDANTES DA PERIFERIA MACEIOENSE" "resumo" => "Quais os desafios que se apresentam para a educação face ao caráter cada vez mais multicultural que as sociedades atuais têm assumido? Este trabalho de pesquisa se propõe a refletir acerca dessa questão, focando especificamente o caso da sociedade alagoana. A partir da realização de um estudo de caso do tipo etnográfico (André, 1995), envolvendo duas experiências de ação cultural desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas em escolas públicas da periferia maceioense; o autor, através da produção e análise de entrevistas com estudantes participantes dessas experiências, tece diversas considerações acerca da necessidade de que a educação para uma vida social multicultural seja pensada intrinsecamente como ação cultural. No desenvolvimento desse raciocínio, o autor aponta as características pedagógicas desse tipo educação, ressaltando a natureza relacional das identidades sociais e da produção do conhecimento (Hall, 2003; Woodward,2000; Silva,2000; Semprini, 1999; Santana, 2003; Mclaren, 1997) como aspectos norteadores da metodologia empregada em ambas experiências. Por outro lado, são realizadas várias incursões no campo da história alagoana dialogando com autores diversos (Verçosa, 1996; Almeida 2003, Carvalho, 2000) no intuito de indicar que, em Alagoas, predomina uma pedagogia das relações sócio culturais que desencontra e invisibiliza os sujeitos pertencentes aos segmentos mais pobres e oriundos dos grupos étnicos historicamente inferiorizados e explorados economicamente. Diante desse quadro, o autor conclui que, em Alagoas, seja necessária uma educação centrada na auto determinação identitária (Baron, 2004) dos sujeitos pertencentes ao grupos étnicos-sociais menos favorecidos, como forma de possibilitar-lhes uma inserção crítica numa sociedade que se professe multicultural, todavia com uma participação social consciente das relações de poder em que estão envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9794_TB4943_28102025124632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBIO CORREIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "CLEBIO" "autor_email" => "clebio2000@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127002 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4943 "inscrito_id" => 9794 "titulo" => "EDUCAÇÃO COMO AÇÃO CULTURAL PARA AUTO-DETERMINAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO ENTRE ESTUDANTES DA PERIFERIA MACEIOENSE" "resumo" => "Quais os desafios que se apresentam para a educação face ao caráter cada vez mais multicultural que as sociedades atuais têm assumido? Este trabalho de pesquisa se propõe a refletir acerca dessa questão, focando especificamente o caso da sociedade alagoana. A partir da realização de um estudo de caso do tipo etnográfico (André, 1995), envolvendo duas experiências de ação cultural desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas em escolas públicas da periferia maceioense; o autor, através da produção e análise de entrevistas com estudantes participantes dessas experiências, tece diversas considerações acerca da necessidade de que a educação para uma vida social multicultural seja pensada intrinsecamente como ação cultural. No desenvolvimento desse raciocínio, o autor aponta as características pedagógicas desse tipo educação, ressaltando a natureza relacional das identidades sociais e da produção do conhecimento (Hall, 2003; Woodward,2000; Silva,2000; Semprini, 1999; Santana, 2003; Mclaren, 1997) como aspectos norteadores da metodologia empregada em ambas experiências. Por outro lado, são realizadas várias incursões no campo da história alagoana dialogando com autores diversos (Verçosa, 1996; Almeida 2003, Carvalho, 2000) no intuito de indicar que, em Alagoas, predomina uma pedagogia das relações sócio culturais que desencontra e invisibiliza os sujeitos pertencentes aos segmentos mais pobres e oriundos dos grupos étnicos historicamente inferiorizados e explorados economicamente. Diante desse quadro, o autor conclui que, em Alagoas, seja necessária uma educação centrada na auto determinação identitária (Baron, 2004) dos sujeitos pertencentes ao grupos étnicos-sociais menos favorecidos, como forma de possibilitar-lhes uma inserção crítica numa sociedade que se professe multicultural, todavia com uma participação social consciente das relações de poder em que estão envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9794_TB4943_28102025124632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBIO CORREIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "CLEBIO" "autor_email" => "clebio2000@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }