Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE BARREIRAS E PONTES: A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA REDE ESTADUAL DE SALVADOR SOB A ÓTICA DOCENTE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa as percepções dos docentes da rede pública estadual de Salvador sobre os avanços e desafios enfrentados na inclusão escolar de estudantes com deficiência, com ênfase na articulação com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme as Diretrizes da Educação Inclusiva do Estado da Bahia (2017). A pesquisa em andamento ocorre em duas escolas da rede estadual, uma com Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e outra sem, utilizando a metodologia qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e docentes, além de questionários aplicados nas secretarias das unidades de ensino. O estudo visa compreender as tensões e resistências presentes no processo de inclusão escolar, considerando as barreiras estruturais e culturais que influenciam a prática pedagógica. A base teórica do trabalho é a Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase nos estudos de Adorno, além do referencial sobre Educação Inclusiva e políticas educacionais. A análise dos dados segue uma abordagem de triangulação, organizada em três eixos: aproximações, repetições e distanciamentos, e sete categorias emergentes que buscam responder ao problema da pesquisa e atender aos objetivos propostos. Para o presente artigo, destaca-se a categoria "Desafios e Avanços no Processo de Inclusão" como eixo gerador das discussões. Os resultados preliminares apontam que, apesar dos avanços legais, a inclusão escolar enfrenta desafios significativos, como a falta de infraestrutura adequada, a formação inadequada dos docentes e a resistência cultural. Esses obstáculos dificultam a implementação das Diretrizes da Educação Inclusiva nas escolas. O estudo sugere reflexões sobre soluções para criar um ambiente educacional mais inclusivo e acessível, considerando as responsabilidades políticas e institucionais no processo.

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