Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÃO COLABORATIVA ENTRE DOCENTES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo aborda a ação colaborativa entre professores de sala comum e professor da sala de recurso multifuncional -SRM da rede regular de ensino de Fortaleza para a inclusão de alunos com deficiência intelectual. O trabalho de ação colaborativo propõe a prática da política inclusiva na escola com a soma dos esforços não só de um profissional de forma individual, mas também de todos que lá frequentam. Todavia, o trabalho do professor do AEE, de forma isolada, não tem forças para alcançar (complementar e suplementar) a sala de aula comum, resultando em uma escola de barreiras para o aluno que, nela, encontra impedimentos de acessibilidade estrutural e atitudinal. A ação colaborativa entre os docentes tem a finalidade de alcançar o melhor desenvolvimento do aluno com deficiência e permitir ao professor do AEE o acesso ao ambiente da sala de aula comum, com o intuito de observar e perceber, com o professor de sala comum, quais as barreiras neste espaço, assim, pensando juntos é possível que se diminuam os desafios visíveis na escrita, no comportamento, na interação e na socialização. Metodologia, pesquisa ação com aplicação de oficinas. Os autores que embasaram a pesquisa (Mantoan;Lanuti, 2022), contribuindo na compreensão de que ensinar um conteúdo curricular é função exclusiva do professor da sala comum e as contribuições de um professor do AEE dizem respeito a recursos e serviços de acessibilidade. O estudo resulta na identificação de uma ação aos docentes que permeiam sobre informações do aluno na sala comum, planejamento entre os docentes e conhecimento do contexto do aluno.

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