Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EU SOU AMIGO DAS ONÇAS!: CIRCUITO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA A VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA APA DAS ONÇAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A realização de atividades dinâmicas no ambiente escolar é fundamental para diversificar o ensino, superando os métodos tradicionais. Ações educativas voltadas para comunidades próximas a áreas protegidas fortalecem os vínculos com a natureza, garantindo que a conservação não se limite apenas à delimitação geográfica, mas também à sensibilização e engajamento local. A Área de Proteção Ambiental (APA) das Onças está situada em São João do Tigre, no Cariri Ocidental Paraibano, ocupando 48,91% do território do município e tendo presença marcante no cotidiano dos moradores, embora muitos desconheçam sua função e importância. Para suprir essa lacuna, a Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA), vinculada à SUDEMA e responsável pela gestão das UCs estaduais, idealizou um circuito de atividades educativas na Escola Municipal Professor Pedro Bezerra Filho, com foco na valorização da APA das Onças, destacando sua biodiversidade, identidade regional e a importância dos felinos, especialmente diante da cultura local de caça. A atividade foi desenvolvida para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, utilizando metodologias lúdicas e participativas para fomentar o interesse por temas socioambientais. O circuito foi estruturado em três estações interativas: na primeira, os estudantes exploraram o universo dos felinos por meio da personalização de máscaras; na segunda, participaram de um jogo da memória de associação, que abordava a biodiversidade, cultura e desafios ambientais; e na terceira, expressaram suas percepções e desejos para a APA por meio de um mural coletivo, respondendo a perguntas sobre o significado da área e formas de contribuir para sua conservação. Os resultados apontaram um alto nível de engajamento dos alunos, evidenciado pela participação ativa, pelas reflexões registradas no mural e pelas contribuições ao longo das discussões. A experiência evidenciou o potencial das abordagens vivenciais e dialógicas como ferramentas eficazes para fortalecer os vínculos entre a juventude e o meio ambiente.

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