A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM DOS BIOMAS BRASILEIROS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124828 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 3155 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM DOS BIOMAS BRASILEIROS" "resumo" => "O presente artigo tem como temática a utilização de maquetes como ferramenta didática para a aprendizagem do conteúdo sobre os biomas brasileiros. O objetivo geral foi explorar a utilização de maquetes como ferramenta didática para a aprendizagem dos biomas do Brasil, os objetivos específicos foram: criar materiais ilustrativos para adquirir conhecimentos sobre os biomas do Brasil; relacionar o conhecimento teórico com a prática, percebendo a importância do estudo dos biomas para a preservação ambiental; promover conhecimentos sobre os biomas do Brasil numa perspectiva de aprendizagem prática. O trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, realizado com alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada no município de Boa Vista, estado de Roraima. A justificativa para o desenvolvimento desse projeto é por que os biomas brasileiros apresentam diversas características que resultam em variedades de saberes, assim, a utilização de maquetes é uma metodologia que pode relacionar o conhecimento teórico com a prática. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: na primeira etapa, a professora realizou a contextualização dos conteúdos, apresentando os principais biomas do Brasil; na segunda etapa, os alunos realizaram uma pesquisa de dados na internet sobre os biomas brasileiros; na terceira etapa, a professora organizou a turma em seis grupos com quatro ou cinco alunos, onde cada grupo ficou responsável por confeccionar uma maquete para representar um bioma; na quarta etapa, ocorreu a exposição dos trabalhos na feira de ciências da escola, onde os alunos realizaram a exposição dos materiais produzidos, explicando para outras pessoas os saberes adquiridos. Assim, concluiu-se que a confecção de maquetes é uma ferramenta didática que facilita a compreensão dos alunos sobre a diversidade e características dos biomas, promovendo assim, um aprendizado mais significativo e dinâmico durante o processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3155_TB120_04112025234022.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA FLAVIA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA FLÁVIA" "autor_email" => "anaflavia.santos@live.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124828 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 3155 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM DOS BIOMAS BRASILEIROS" "resumo" => "O presente artigo tem como temática a utilização de maquetes como ferramenta didática para a aprendizagem do conteúdo sobre os biomas brasileiros. O objetivo geral foi explorar a utilização de maquetes como ferramenta didática para a aprendizagem dos biomas do Brasil, os objetivos específicos foram: criar materiais ilustrativos para adquirir conhecimentos sobre os biomas do Brasil; relacionar o conhecimento teórico com a prática, percebendo a importância do estudo dos biomas para a preservação ambiental; promover conhecimentos sobre os biomas do Brasil numa perspectiva de aprendizagem prática. O trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, realizado com alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada no município de Boa Vista, estado de Roraima. A justificativa para o desenvolvimento desse projeto é por que os biomas brasileiros apresentam diversas características que resultam em variedades de saberes, assim, a utilização de maquetes é uma metodologia que pode relacionar o conhecimento teórico com a prática. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: na primeira etapa, a professora realizou a contextualização dos conteúdos, apresentando os principais biomas do Brasil; na segunda etapa, os alunos realizaram uma pesquisa de dados na internet sobre os biomas brasileiros; na terceira etapa, a professora organizou a turma em seis grupos com quatro ou cinco alunos, onde cada grupo ficou responsável por confeccionar uma maquete para representar um bioma; na quarta etapa, ocorreu a exposição dos trabalhos na feira de ciências da escola, onde os alunos realizaram a exposição dos materiais produzidos, explicando para outras pessoas os saberes adquiridos. Assim, concluiu-se que a confecção de maquetes é uma ferramenta didática que facilita a compreensão dos alunos sobre a diversidade e características dos biomas, promovendo assim, um aprendizado mais significativo e dinâmico durante o processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3155_TB120_04112025234022.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA FLAVIA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA FLÁVIA" "autor_email" => "anaflavia.santos@live.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }