EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE BIOLOGIA: O EXEMPLO DO CRIME AMBIENTAL DA BRASKEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124961 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 3416 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE BIOLOGIA: O EXEMPLO DO CRIME AMBIENTAL DA BRASKEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA" "resumo" => "O crime ambiental causado pela empresa petroquímica Braskem no município de Maceió, estado de Alagoas, resultou no afundamento e na evacuação de cinco bairros, afetando diretamente mais de 60 mil moradores. Diante desse cenário, que gerou grandes desafios ambientais, sociais e psicológicos, este estudo investigou como essa tragédia pode ser utilizada como um exemplo didático no ensino de Biologia, fortalecendo a Educação Ambiental crítica e contribuindo para a construção de uma consciência socioambiental. Com esse intuito, as atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo, também localizada em Maceió. A abordagem proposta buscou integrar o desastre ambiental ao ensino de Biologia, explorando conceitos como impacto ecológico, desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental. A utilização desse evento real como ferramenta pedagógica possibilitou uma aprendizagem investigativa e contextualizada, permitindo que os estudantes compreendessem as conexões entre ciência, sociedade e meio ambiente. Como resultado, essa estratégia estimulou o pensamento crítico e incentivou reflexões sobre os impactos das atividades humanas no planeta e o papel da cidadania ativa na prevenção de novos desastres. Dessa forma, o estudo reforçou a importância da escola na formação de indivíduos críticos e engajados, capazes de interpretar e atuar diante dos desafios ambientais contemporâneos, tornando a Educação Ambiental um instrumento essencial para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3416_TB422_07112025052407.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYSE ANCILA MARIA DE MELO GOMES" "autor_nome_curto" => "Thayse Gomes" "autor_email" => "thaymelog@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124961 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 3416 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE BIOLOGIA: O EXEMPLO DO CRIME AMBIENTAL DA BRASKEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA" "resumo" => "O crime ambiental causado pela empresa petroquímica Braskem no município de Maceió, estado de Alagoas, resultou no afundamento e na evacuação de cinco bairros, afetando diretamente mais de 60 mil moradores. Diante desse cenário, que gerou grandes desafios ambientais, sociais e psicológicos, este estudo investigou como essa tragédia pode ser utilizada como um exemplo didático no ensino de Biologia, fortalecendo a Educação Ambiental crítica e contribuindo para a construção de uma consciência socioambiental. Com esse intuito, as atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo, também localizada em Maceió. A abordagem proposta buscou integrar o desastre ambiental ao ensino de Biologia, explorando conceitos como impacto ecológico, desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental. A utilização desse evento real como ferramenta pedagógica possibilitou uma aprendizagem investigativa e contextualizada, permitindo que os estudantes compreendessem as conexões entre ciência, sociedade e meio ambiente. Como resultado, essa estratégia estimulou o pensamento crítico e incentivou reflexões sobre os impactos das atividades humanas no planeta e o papel da cidadania ativa na prevenção de novos desastres. Dessa forma, o estudo reforçou a importância da escola na formação de indivíduos críticos e engajados, capazes de interpretar e atuar diante dos desafios ambientais contemporâneos, tornando a Educação Ambiental um instrumento essencial para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3416_TB422_07112025052407.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYSE ANCILA MARIA DE MELO GOMES" "autor_nome_curto" => "Thayse Gomes" "autor_email" => "thaymelog@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }