A RIMA É BRABA, A AULA TAMBÉM”: A LITERATURA MARGINAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NO BRASIL
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A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado em 2025 com base em revisão bibliográfica e análise documental, tomando como referência obras literárias de autores que estudam o cotidiano dos oriundos das periferias urbanas, bem como produções acadêmicas e documentos educacionais. A pesquisa parte da constatação de que a literatura marginal, também conhecida como literatura periférica, representa uma forma de resistência simbólica e afirmação cultural, ao dar visibilidade a sujeitos historicamente excluídos do espaço literário e escolar. As obras analisadas expressam temáticas como racismo, desigualdade, identidade, violência e pertencimento, utilizando uma linguagem marcada pela oralidade, gírias e estética popular. O referencial teórico baseia-se em autores como Eble; Lamar (2015) e Ferréz que discutem a relação entre cultura, educação crítica e produção literária das margens. Os resultados apontam que a inserção da literatura marginal no ambiente escolar contribui para o fortalecimento da identidade dos estudantes, amplia a representatividade cultural no currículo e promove práticas pedagógicas mais inclusivas e próximas da realidade dos alunos. Além disso, essa literatura se apresenta como uma estratégia de enfrentamento às desigualdades simbólicas e educacionais, propondo uma educação que reconhece os saberes populares como legítimos." 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