TRAJETÓRIAS LITERÁRIAS: UM ESTUDO HISTÓRICO DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURAS, LEITORES E LITERATURA REGIONAL NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ALTO SERTÃO PARAIBANO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128679 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9065 "inscrito_id" => 19834 "titulo" => "TRAJETÓRIAS LITERÁRIAS: UM ESTUDO HISTÓRICO DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURAS, LEITORES E LITERATURA REGIONAL NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ALTO SERTÃO PARAIBANO." "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa "Trajetórias Literárias: um estudo histórico das práticas sociais de leitura, leitores e literatura regional no ensino médio de escolas públicas do Alto Sertão Paraibano", vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFCG). A pesquisa tem como objetivo investigar os usos e os alcances da leitura literária nas escolas públicas estaduais de ensino médio da região do Alto Sertão da Paraíba, no recorte temporal de 2010 a 2013, com foco na literatura regional como ferramenta de construção da identidade cultural e social dos estudantes. A abordagem é quali-quantitativa e baseia-se na análise documental de planos de aula, projetos pedagógicos, documentos de eletiva e registros fotográficos coletados em seis escolas de municípios do Alto Sertão Paraibano: Conceição, Santa Inês, Ibiara e Cajazeiras. O referencial teórico articula os estudos de Roger Chartier (1998), sobre as práticas da escrita e da leitura como construções sociais; Jacques Le Goff (1996), na discussão de História e Memória e documento histórico; e os trabalhos de Janaína Amado (1995) e Durval Muniz de Albuquerque Jr. (2013), que discutem o conceito de Sertão como construção social, histórica e identitária. Como resultados parciais, foi possível observar a ausência de planos de aula nas instituições, o surgimento das eletivas como espaço para leitura e valorização da cultura local, e a escassez de bibliotecas escolares acessíveis aos alunos. A literatura regional, deste modo, está presente quase sempre vinculada à iniciativa individual de professores e a maior parte das escolas investigadas pela pesquisa não possui recursos para impulsionar e encorajar práticas de leitura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19834_TB9065_29102025154111.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HYASMIN ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "HYASMIN" "autor_email" => "hyasmin.araujo@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128679 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9065 "inscrito_id" => 19834 "titulo" => "TRAJETÓRIAS LITERÁRIAS: UM ESTUDO HISTÓRICO DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURAS, LEITORES E LITERATURA REGIONAL NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ALTO SERTÃO PARAIBANO." "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa "Trajetórias Literárias: um estudo histórico das práticas sociais de leitura, leitores e literatura regional no ensino médio de escolas públicas do Alto Sertão Paraibano", vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFCG). A pesquisa tem como objetivo investigar os usos e os alcances da leitura literária nas escolas públicas estaduais de ensino médio da região do Alto Sertão da Paraíba, no recorte temporal de 2010 a 2013, com foco na literatura regional como ferramenta de construção da identidade cultural e social dos estudantes. A abordagem é quali-quantitativa e baseia-se na análise documental de planos de aula, projetos pedagógicos, documentos de eletiva e registros fotográficos coletados em seis escolas de municípios do Alto Sertão Paraibano: Conceição, Santa Inês, Ibiara e Cajazeiras. O referencial teórico articula os estudos de Roger Chartier (1998), sobre as práticas da escrita e da leitura como construções sociais; Jacques Le Goff (1996), na discussão de História e Memória e documento histórico; e os trabalhos de Janaína Amado (1995) e Durval Muniz de Albuquerque Jr. (2013), que discutem o conceito de Sertão como construção social, histórica e identitária. Como resultados parciais, foi possível observar a ausência de planos de aula nas instituições, o surgimento das eletivas como espaço para leitura e valorização da cultura local, e a escassez de bibliotecas escolares acessíveis aos alunos. A literatura regional, deste modo, está presente quase sempre vinculada à iniciativa individual de professores e a maior parte das escolas investigadas pela pesquisa não possui recursos para impulsionar e encorajar práticas de leitura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19834_TB9065_29102025154111.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HYASMIN ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "HYASMIN" "autor_email" => "hyasmin.araujo@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }