RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE MINICURSO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA SEMANA UNIVERITÁRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126148 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2838 "inscrito_id" => 2463 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE MINICURSO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA SEMANA UNIVERITÁRIA" "resumo" => "O processo de formação inicial contribui como incentivo para o seguimento dos estudos, potencializando o desenvolvimento cognitivo e fornecendo o aprofundamento em diferentes áreas do conhecimento. Neste viés, os discentes, futuros professores de diversas áreas do conhecimento, podem desenvolver habilidades por meio de minicursos, a fim de complementar a formação inicial, visto que, os minicursos são uma estratégia de ensino, que corroboram como método formativo complementar. Com base neste contexto, o principal objetivo deste artigo, é descrever a experiência da aplicação do minicurso “BNCC: Desafios da Implementação na Área das Ciências da Natureza” em modalidade presencial, tendo como foco, abordar os principais desafios enfrentados na área educacional, diante da implementação da reforma da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) enfatizando os contratempos pertinentes dentro do ensino das Ciências da Natureza. O minicurso foi aplicado para os estudantes da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC, durante o evento da Semana Universitária. O trabalho deu-se por meio da aplicação de perguntas avaliativas acerca do conhecimento adquirido durante o minicurso, e a avaliação pessoal dos participantes em relação ao modo como foram ministrados os subtemas de aprofundamento da temática. É válido ressaltar, que no desenvolvimento as respostas dos participantes foram descritas e comentadas baseando-se na ótica de autores. Assim, com a aplicação do minicurso, ficou evidente que está modalidade fornece uma base de conhecimentos prévios aos licenciandos em formação inicial com experiências que integram o desenvolvimento de conhecimentos prévios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2463_TB2838_14102025153857.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA BEATRIZ MOREIRA QUITÉRIA" "autor_nome_curto" => "Beatriz" "autor_email" => "anna.moreira@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126148 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2838 "inscrito_id" => 2463 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE MINICURSO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA SEMANA UNIVERITÁRIA" "resumo" => "O processo de formação inicial contribui como incentivo para o seguimento dos estudos, potencializando o desenvolvimento cognitivo e fornecendo o aprofundamento em diferentes áreas do conhecimento. Neste viés, os discentes, futuros professores de diversas áreas do conhecimento, podem desenvolver habilidades por meio de minicursos, a fim de complementar a formação inicial, visto que, os minicursos são uma estratégia de ensino, que corroboram como método formativo complementar. Com base neste contexto, o principal objetivo deste artigo, é descrever a experiência da aplicação do minicurso “BNCC: Desafios da Implementação na Área das Ciências da Natureza” em modalidade presencial, tendo como foco, abordar os principais desafios enfrentados na área educacional, diante da implementação da reforma da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) enfatizando os contratempos pertinentes dentro do ensino das Ciências da Natureza. O minicurso foi aplicado para os estudantes da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC, durante o evento da Semana Universitária. O trabalho deu-se por meio da aplicação de perguntas avaliativas acerca do conhecimento adquirido durante o minicurso, e a avaliação pessoal dos participantes em relação ao modo como foram ministrados os subtemas de aprofundamento da temática. É válido ressaltar, que no desenvolvimento as respostas dos participantes foram descritas e comentadas baseando-se na ótica de autores. Assim, com a aplicação do minicurso, ficou evidente que está modalidade fornece uma base de conhecimentos prévios aos licenciandos em formação inicial com experiências que integram o desenvolvimento de conhecimentos prévios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2463_TB2838_14102025153857.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA BEATRIZ MOREIRA QUITÉRIA" "autor_nome_curto" => "Beatriz" "autor_email" => "anna.moreira@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }