O BRINCAR COMO LINGUAGEM: UM ESTUDO MULTIMODAL ACERCA DA EXPRESSÃO CORPORAL E OS GESTOS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126063 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2653 "inscrito_id" => 8338 "titulo" => "O BRINCAR COMO LINGUAGEM: UM ESTUDO MULTIMODAL ACERCA DA EXPRESSÃO CORPORAL E OS GESTOS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo analisa o brincar como linguagem na Educação Infantil, enfatizando sua importância para o desenvolvimento integral das crianças. Como característica essencial, buscamos explorar como o brincar transcende a diversão e atua como meio para a construção de aprendizagem por aspectos multimodal, como a corporal, a visual e a sonora. A pesquisa tem por objetivo apresentar as contribuições da multimodalidade no processo educativo do brincar na educação infantil. Metodologicamente, baseia-se em uma pesquisa bibliográfica utilizando trabalhos acadêmicos de plataformas como Scientific Electronic Library Online - Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações. A revisão de literatura considera a Base Nacional Comum Curricular acerca da Educação Infantil, pesquisadores da multimodalidade como Cavalcante (2016) e Brandão (2015), Brites (2020) em seu livro "brincar é fundamental", assim como a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal - ZDP (Vygotsky). Os resultados indicam que o brincar contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, por meio da interação, atividades que estimulam os aspectos multimodal, ampliando sua autonomia e interação. Concluímos, portanto, que o brincar, compreendido como linguagem, é indispensável na prática pedagógica, essencial para o planejamento e conhecimento dos professores e professoras na educação infantil, promovendo aprendizado significativo permeado por sua essência multimodal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8338_TB2653_27102025204529.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÔNATAS OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JÔNATAS" "autor_email" => "jonatasoliveiradelima28@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126063 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2653 "inscrito_id" => 8338 "titulo" => "O BRINCAR COMO LINGUAGEM: UM ESTUDO MULTIMODAL ACERCA DA EXPRESSÃO CORPORAL E OS GESTOS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo analisa o brincar como linguagem na Educação Infantil, enfatizando sua importância para o desenvolvimento integral das crianças. Como característica essencial, buscamos explorar como o brincar transcende a diversão e atua como meio para a construção de aprendizagem por aspectos multimodal, como a corporal, a visual e a sonora. A pesquisa tem por objetivo apresentar as contribuições da multimodalidade no processo educativo do brincar na educação infantil. Metodologicamente, baseia-se em uma pesquisa bibliográfica utilizando trabalhos acadêmicos de plataformas como Scientific Electronic Library Online - Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações. A revisão de literatura considera a Base Nacional Comum Curricular acerca da Educação Infantil, pesquisadores da multimodalidade como Cavalcante (2016) e Brandão (2015), Brites (2020) em seu livro "brincar é fundamental", assim como a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal - ZDP (Vygotsky). Os resultados indicam que o brincar contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, por meio da interação, atividades que estimulam os aspectos multimodal, ampliando sua autonomia e interação. Concluímos, portanto, que o brincar, compreendido como linguagem, é indispensável na prática pedagógica, essencial para o planejamento e conhecimento dos professores e professoras na educação infantil, promovendo aprendizado significativo permeado por sua essência multimodal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8338_TB2653_27102025204529.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÔNATAS OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JÔNATAS" "autor_email" => "jonatasoliveiradelima28@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }