PLANTÃO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA MONITORIA: UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E CONSTRUÇÃO DO SABER
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125948 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2391 "inscrito_id" => 9723 "titulo" => "PLANTÃO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA MONITORIA: UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E CONSTRUÇÃO DO SABER" "resumo" => "Os programas de iniciação à docência, a exemplo da monitoria, são pilares fundamentais para a formação acadêmica nos cursos de graduação, principalmente em licenciaturas. Isso porque desenvolvem nos discentes em formação inicial habilidades e competências essenciais à prática docente. Na monitoria várias estratégias de aprendizagens são adotadas visando fortalecer o processo ensino-aprendizagem, enfatizando aqui àquelas que põem o monitor em contato direto com os estudantes numa intensa troca de saberes. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa analisar a importância dos plantões pedagógicos como ferramenta crucial para o ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas durante cinco semestres (2023-2025) da monitoria no Componente Curricular “Formação Docente em Ciências Biológicas”, do Curso de Licenciatura da UFPB. Os Plantões Pedagógicos foram desenvolvidos duas vezes por semestre, como alternativa metodológica – envolvendo estudos teóricos, orientações para a construção de seminários temáticos, abordagens sobre a importância da docência em ciências biológicas na inserção de Iniciação Científica na educação básica. O valor dos plantões pedagógicos para a formação dos estudantes da graduação é evidenciado pelo grau de satisfação manifestado por eles, quando abordados por diferentes instrumentos de investigação e análise. Além disso, a interação com os estudantes permite aos monitores o desenvolvimento efetivo não só da reflexão-ação, da autonomia, da habilidade argumentativa mas também o aperfeiçoamento nos conteúdos e a experiência prática incentivou na reflexão acerca dos desafios da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9723_TB2391_29102025133658.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERIKY LUCAS SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERIKY" "autor_email" => "heriky.lucas@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125948 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2391 "inscrito_id" => 9723 "titulo" => "PLANTÃO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA MONITORIA: UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E CONSTRUÇÃO DO SABER" "resumo" => "Os programas de iniciação à docência, a exemplo da monitoria, são pilares fundamentais para a formação acadêmica nos cursos de graduação, principalmente em licenciaturas. Isso porque desenvolvem nos discentes em formação inicial habilidades e competências essenciais à prática docente. Na monitoria várias estratégias de aprendizagens são adotadas visando fortalecer o processo ensino-aprendizagem, enfatizando aqui àquelas que põem o monitor em contato direto com os estudantes numa intensa troca de saberes. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa analisar a importância dos plantões pedagógicos como ferramenta crucial para o ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas durante cinco semestres (2023-2025) da monitoria no Componente Curricular “Formação Docente em Ciências Biológicas”, do Curso de Licenciatura da UFPB. Os Plantões Pedagógicos foram desenvolvidos duas vezes por semestre, como alternativa metodológica – envolvendo estudos teóricos, orientações para a construção de seminários temáticos, abordagens sobre a importância da docência em ciências biológicas na inserção de Iniciação Científica na educação básica. O valor dos plantões pedagógicos para a formação dos estudantes da graduação é evidenciado pelo grau de satisfação manifestado por eles, quando abordados por diferentes instrumentos de investigação e análise. Além disso, a interação com os estudantes permite aos monitores o desenvolvimento efetivo não só da reflexão-ação, da autonomia, da habilidade argumentativa mas também o aperfeiçoamento nos conteúdos e a experiência prática incentivou na reflexão acerca dos desafios da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9723_TB2391_29102025133658.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERIKY LUCAS SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERIKY" "autor_email" => "heriky.lucas@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }