A ORIGEM DO DOCENTE: ADAPTAÇÕES AO PERÍODO DE AMBIENTAÇÃO DO PIBID/BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127137 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5251 "inscrito_id" => 1935 "titulo" => "A ORIGEM DO DOCENTE: ADAPTAÇÕES AO PERÍODO DE AMBIENTAÇÃO DO PIBID/BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel fundamental na formação inicial de licenciandos, promovendo uma articulação enriquecedora entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre as experiências vivenciadas por um bolsista do Subprojeto Biologia durante o período de ambientação no PIBID, em uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), com ênfase nos aprendizados adquiridos e nas práticas desenvolvidas ao longo dessa primeira etapa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em um relato de experiência, contemplando atividades como observação de aulas, aprofundamento teórico e vivência profissional. Os resultados apontam que a observação possibilitou uma reflexão crítica sobre a prática docente, destacando o impacto das estratégias didáticas e da estrutura escolar no ensino de Biologia. O embasamento teórico favoreceu uma compreensão mais aprofundada dos métodos pedagógicos, enquanto a imersão no ambiente escolar contribuiu substantivamente para a construção da identidade docente. Dessa forma, o PIBID Biologia revela-se uma iniciativa essencial para a formação inicial de professores, ao proporcionar experiências que estimulam a reflexão, a adaptação ao contexto escolar e o desenvolvimento profissional, consolidando um ensino mais crítico e contextualizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1935_TB5251_27102025183728.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLAYTON LOPES DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "clayton.lopes221@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127137 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5251 "inscrito_id" => 1935 "titulo" => "A ORIGEM DO DOCENTE: ADAPTAÇÕES AO PERÍODO DE AMBIENTAÇÃO DO PIBID/BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel fundamental na formação inicial de licenciandos, promovendo uma articulação enriquecedora entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre as experiências vivenciadas por um bolsista do Subprojeto Biologia durante o período de ambientação no PIBID, em uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), com ênfase nos aprendizados adquiridos e nas práticas desenvolvidas ao longo dessa primeira etapa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em um relato de experiência, contemplando atividades como observação de aulas, aprofundamento teórico e vivência profissional. Os resultados apontam que a observação possibilitou uma reflexão crítica sobre a prática docente, destacando o impacto das estratégias didáticas e da estrutura escolar no ensino de Biologia. O embasamento teórico favoreceu uma compreensão mais aprofundada dos métodos pedagógicos, enquanto a imersão no ambiente escolar contribuiu substantivamente para a construção da identidade docente. Dessa forma, o PIBID Biologia revela-se uma iniciativa essencial para a formação inicial de professores, ao proporcionar experiências que estimulam a reflexão, a adaptação ao contexto escolar e o desenvolvimento profissional, consolidando um ensino mais crítico e contextualizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1935_TB5251_27102025183728.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLAYTON LOPES DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "clayton.lopes221@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }