Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MUSEU DO HOMEM AMERICANO EM SÃO RAIMUNDO NONATO - PI: UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL SOBRE OS POVOS PRÉ-HISTÓRICOS NA REGIÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o Museu do Homem Americano como espaço de educação não formal para a compreensão dos povos pré-históricos na região de São Raimundo Nonato, Piauí. Criado com o intuito de divulgar o patrimônio cultural deixado pelos povos que habitaram a região há milhares de anos, o museu desempenha um papel fundamental na preservação e na divulgação dos achados arqueológicos, como instrumentos, urnas funerárias e vestígios da megafauna. Em sua parte externa, conta com auditório, anfiteatro, loja, sala para exposições temporárias e diversos objetos históricos encontrados em seus arredores. O referencial teórico fundamenta-se em autores que discutem a educação não formal em museus, como Sasseron e Carvalho (2011), Marandino (2017) e Lopes (2020), as quais ressaltam a importância de espaços educativos extracurriculares na construção do conhecimento e da alfabetização científica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual a coleta de dados foi por meio de revisão bibliográfica e observação local, buscando compreender como o museu contribui para a compreensão dos povos pré-históricos na região. Os resultados apontam que o Museu do Homem Americano contribui significativamente para a valorização do patrimônio arqueológico nacional, ampliando o acesso ao conhecimento científico e despertando o interesse do público pela história e pela preservação cultural da Serra da Capivara. Com isso, observa-se sua pertinência para a educação, ao proporcionar a estudantes de diferentes faixas etárias, do ensino básico ao superior, e a visitantes em geral a oportunidade de expandir seus saberes por meio de suas exposições. Conclui-se, portanto, que, além de preservar vestígios do passado, o museu cumpre seu papel social na difusão do conhecimento sobre o patrimônio cultural, fortalecendo o vínculo dos visitantes, especialmente estudantes, com a história local e o reconhecimento de sua identidade cultural.

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