PATINHO COLORIDO: ATIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO DAS CORES NO ENSINO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126078 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2685 "inscrito_id" => 4744 "titulo" => "PATINHO COLORIDO: ATIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO DAS CORES NO ENSINO INFANTIL" "resumo" => "No ensino infantil é necessário estimular as crianças por meio de atividades concretas, sensoriais e simbólicas, com o intuito de motivá-las no desenvolvimento de novos conhecimentos, ampliação do raciocínio lógico, estimulo a criatividade, memorização e sensibilidade, buscando respeitar a fase cognitiva na qual elas se encontram. Com isso, o objetivo deste trabalho foi relacionar uma música infantil: O patinho colorido de Bento e Totó, para ensinar as cores primárias e apresentar as cores secundárias para as crianças da educação infantil, trabalhando diversos campos de experiência da BNCC e os seis direitos das crianças nessa faixa etária que é conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se (Brasil, 2017). A metodologia usada neste trabalho é qualitativa, que segundo Denzin e Lincoln (2006) trata-se de uma abordagem interpretativa do mundo, sendo o meio e as pessoas como fonte direta dos dados. Como resultados tem-se que com o uso da música a professora conseguiu envolver diversas atividades, há destaques para situações didáticas que possibilitaram pareamento de cores na aula com bolas coloridas, desenho de um patinho vazado e embaixo existia papéis com as cores dos patinhos que aparecem na música, a mágica das cores e copos transparentes contendo água e tintas nas cores primárias: azul, amarela e vermelha. Também foi trabalhado jogo da memória e quebra cabeça com os patinhos coloridos. As crianças fizeram um encerramento caracterizadas de patinhos e apresentaram para os alunos das demais turmas da creche. Conclui-se que as atividades estimularam a percepção das crianças para identificar as cores, sendo comum as crianças confundirem muito as cores nessa faixa etária, chamando atenção das crianças que devido sua pouca idade considerava “mágica” as misturas de cores, e mesmo outras atividades lúdicas desenvolvidas. Também ajudou no desenvolvimento psicomotor uma vez que as atividades trabalharam sua coordenação motora, concentração, imaginação, memória e raciocínio lógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4744_TB2685_30102025233035.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CONRADO DE SÁ" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana.conrado@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126078 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2685 "inscrito_id" => 4744 "titulo" => "PATINHO COLORIDO: ATIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO DAS CORES NO ENSINO INFANTIL" "resumo" => "No ensino infantil é necessário estimular as crianças por meio de atividades concretas, sensoriais e simbólicas, com o intuito de motivá-las no desenvolvimento de novos conhecimentos, ampliação do raciocínio lógico, estimulo a criatividade, memorização e sensibilidade, buscando respeitar a fase cognitiva na qual elas se encontram. Com isso, o objetivo deste trabalho foi relacionar uma música infantil: O patinho colorido de Bento e Totó, para ensinar as cores primárias e apresentar as cores secundárias para as crianças da educação infantil, trabalhando diversos campos de experiência da BNCC e os seis direitos das crianças nessa faixa etária que é conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se (Brasil, 2017). A metodologia usada neste trabalho é qualitativa, que segundo Denzin e Lincoln (2006) trata-se de uma abordagem interpretativa do mundo, sendo o meio e as pessoas como fonte direta dos dados. Como resultados tem-se que com o uso da música a professora conseguiu envolver diversas atividades, há destaques para situações didáticas que possibilitaram pareamento de cores na aula com bolas coloridas, desenho de um patinho vazado e embaixo existia papéis com as cores dos patinhos que aparecem na música, a mágica das cores e copos transparentes contendo água e tintas nas cores primárias: azul, amarela e vermelha. Também foi trabalhado jogo da memória e quebra cabeça com os patinhos coloridos. As crianças fizeram um encerramento caracterizadas de patinhos e apresentaram para os alunos das demais turmas da creche. Conclui-se que as atividades estimularam a percepção das crianças para identificar as cores, sendo comum as crianças confundirem muito as cores nessa faixa etária, chamando atenção das crianças que devido sua pouca idade considerava “mágica” as misturas de cores, e mesmo outras atividades lúdicas desenvolvidas. Também ajudou no desenvolvimento psicomotor uma vez que as atividades trabalharam sua coordenação motora, concentração, imaginação, memória e raciocínio lógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4744_TB2685_30102025233035.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CONRADO DE SÁ" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana.conrado@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }