OS MULTILETRAMENTOS POR MEIO DO PROJETO DIDÁTICO “EU QUERO CONHECER A HISTÓRIA DE PETROLINA” DOS PIBIANOS DE PEDAGOGIA - UPE PETROLINA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127487 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5991 "inscrito_id" => 13558 "titulo" => "OS MULTILETRAMENTOS POR MEIO DO PROJETO DIDÁTICO “EU QUERO CONHECER A HISTÓRIA DE PETROLINA” DOS PIBIANOS DE PEDAGOGIA - UPE PETROLINA" "resumo" => "Este resumo tem como foco apresentar como se deu a elaboração e execução do Projeto Didático Pedagógico do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Petrolina. A execução desse projeto didático aconteceu no segundo semestre de 2023 numa turma de 3º do ensino fundamental, ele foi intitulado “Eu quero conhecer a história de Petrolina” e visava alinhar os multiletramentos aos aspectos culturais vividos pelos estudantes. Isto é, a realização do projeto foi baseada nos multiletramentos, envolvendo uma diversidade metodológica, dentre elas: aulas expositivas/dialogadas com auxílio de recursos tecnológicos envolvendo exibição de vídeos e documentários, uso de slides, jogos didáticos, blogs, músicas, danças, atividades práticas, produção textual, desenho e pintura, nessa direção, evidencia uma perspectiva de letramento que considera a multiplicidade de linguagens como visual, verbal, sonora e espacial (Rojo, 2012). Nesse contexto, foram promovidas a discussão e interação entre os alunos sobre as temáticas trabalhadas, bem como incentivado o uso dos recursos tecnológicos, já que estamos imersos no contexto da cultura digital, conforme destaca Lévy (1999). A culminância do projeto se deu, também, com a produção de um portfólio digital construído pelas crianças, sob orientação dos pibidianos e demonstrou resultados positivos por perceber que os alunos foram ativos e atuantes diante de todo o percurso de construção coletiva do projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13558_TB5991_26102025162039.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA DE SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nubia.leite@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127487 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5991 "inscrito_id" => 13558 "titulo" => "OS MULTILETRAMENTOS POR MEIO DO PROJETO DIDÁTICO “EU QUERO CONHECER A HISTÓRIA DE PETROLINA” DOS PIBIANOS DE PEDAGOGIA - UPE PETROLINA" "resumo" => "Este resumo tem como foco apresentar como se deu a elaboração e execução do Projeto Didático Pedagógico do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Petrolina. A execução desse projeto didático aconteceu no segundo semestre de 2023 numa turma de 3º do ensino fundamental, ele foi intitulado “Eu quero conhecer a história de Petrolina” e visava alinhar os multiletramentos aos aspectos culturais vividos pelos estudantes. Isto é, a realização do projeto foi baseada nos multiletramentos, envolvendo uma diversidade metodológica, dentre elas: aulas expositivas/dialogadas com auxílio de recursos tecnológicos envolvendo exibição de vídeos e documentários, uso de slides, jogos didáticos, blogs, músicas, danças, atividades práticas, produção textual, desenho e pintura, nessa direção, evidencia uma perspectiva de letramento que considera a multiplicidade de linguagens como visual, verbal, sonora e espacial (Rojo, 2012). Nesse contexto, foram promovidas a discussão e interação entre os alunos sobre as temáticas trabalhadas, bem como incentivado o uso dos recursos tecnológicos, já que estamos imersos no contexto da cultura digital, conforme destaca Lévy (1999). A culminância do projeto se deu, também, com a produção de um portfólio digital construído pelas crianças, sob orientação dos pibidianos e demonstrou resultados positivos por perceber que os alunos foram ativos e atuantes diante de todo o percurso de construção coletiva do projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13558_TB5991_26102025162039.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA DE SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nubia.leite@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }