SONDAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Para esta discussão, utilizaremos como aporte teórico autores como D’Ambrósio (1993); Arruda, Ferreira e Lacerda (2020) e Carraher, Carraher, e Schliemann (1982). Tais estudos servirão de base para os diálogos tecidos a partir dos dados obtidos durante a aplicação da sondagem. Os instrumentos de coleta de dados foram o formulário de sondagem matemática e a observação participante, sendo este último escolhido por proporcionar a aproximação entre o(a) observador(a) e a realidade em estudo, de acordo com Marconi e Lakatos (2003). Como resultados das análises das fichas respondidas pelos estudantes durante a sondagem matemática foi possível identificar diferentes níveis de apropriação da escrita numérica embora as crianças fossem da mesma turma. Partindo dos dados obtidos através da observação participante pudemos perceber comportamentos como interesse, ânimo, insegurança e desatenção durante a aplicação das atividades. 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