ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: CONFLITOS ENFRENTADOS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128701 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9129 "inscrito_id" => 18239 "titulo" => "ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: CONFLITOS ENFRENTADOS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO" "resumo" => "A formação docente envolve uma série de desafios, que se intensificam quando o professor em formação é inserido em contextos reais de ensino e precisa transformar, de maneira criativa e crítica, os conhecimentos teóricos, adquiridos durante sua trajetória acadêmica, em propostas pedagógicas concretas e significativas, que dialoguem com a realidade da escola. O presente trabalho visa analisar o processo de elaboração e desenvolvimento dos planos de aula, considerando a análise de experiências vivenciadas, os conflitos enfrentados pelas participantes envolvidas, e as descobertas pedagógicas vividas na trajetória formativa de graduandas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública brasileira. Como referencial teórico para discutir sobre a problemática, adotamos autores relevantes para o tema como Clot (1999), Tardif (2014), Angela Kleiman (2004) e Libâneo (2017), que tratam da profissionalização docente e da articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores em formação. Os resultados da análise evidenciam que as dificuldades enfrentadas no exercício da prática docente decorrem da inexperiência das professoras em formação. Sendo assim, a ausência de vivência prática anterior torna desafiadora a didatização dos conhecimentos teóricos, especialmente no que diz respeito à escolha e adaptação de métodos de ensino, bem como ao planejamento de aulas de acordo com as demandas de cada contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18239_TB9129_30102025204131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA CONCEICAO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.cristina.nascimento@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128701 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9129 "inscrito_id" => 18239 "titulo" => "ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: CONFLITOS ENFRENTADOS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO" "resumo" => "A formação docente envolve uma série de desafios, que se intensificam quando o professor em formação é inserido em contextos reais de ensino e precisa transformar, de maneira criativa e crítica, os conhecimentos teóricos, adquiridos durante sua trajetória acadêmica, em propostas pedagógicas concretas e significativas, que dialoguem com a realidade da escola. O presente trabalho visa analisar o processo de elaboração e desenvolvimento dos planos de aula, considerando a análise de experiências vivenciadas, os conflitos enfrentados pelas participantes envolvidas, e as descobertas pedagógicas vividas na trajetória formativa de graduandas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública brasileira. Como referencial teórico para discutir sobre a problemática, adotamos autores relevantes para o tema como Clot (1999), Tardif (2014), Angela Kleiman (2004) e Libâneo (2017), que tratam da profissionalização docente e da articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores em formação. Os resultados da análise evidenciam que as dificuldades enfrentadas no exercício da prática docente decorrem da inexperiência das professoras em formação. Sendo assim, a ausência de vivência prática anterior torna desafiadora a didatização dos conhecimentos teóricos, especialmente no que diz respeito à escolha e adaptação de métodos de ensino, bem como ao planejamento de aulas de acordo com as demandas de cada contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18239_TB9129_30102025204131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA CONCEICAO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.cristina.nascimento@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }