Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO: APRENDER FAZENDO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127700
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6461
    "inscrito_id" => 13640
    "titulo" => "OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO: APRENDER FAZENDO"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências é uma área de investigação de muitos pesquisadores que buscam promover o Letramento Científico, em sala de aula, através das suas práticas. Entende-se por Letramento Científico, a capacidade de compreender a Ciência e conseguir aplicá-la em seu cotidiano. Neste trabalho, realizamos uma prática intitulada “aprender fazendo”, na qual, estudantes do 8º ano de uma escola Estadual da rede pública de Alagoas, produziram modelos didáticos sobre os sistemas do corpo humano, após aulas teóricas sobre o assunto. O objetivo consistiu em auxiliar do desenvolvimento de saberes científicos sobre os objetos de conhecimento, bem como desenvolver competências amplas entres os estudantes, uma vez que a produção foi realizada em grupos. Foram realizadas aulas teóricas sobre dois sistemas: Sistema Digestório e Sistema Cardiovascular. As aulas foram direcionadas com o auxílio do Livro Didático, utilizando textos, questionários e pesquisas propostas no material. Após este momento, os estudantes foram organizados em grupos e através de sorteios, cada grupo se organizou para produção por meio da modelização de cada sistema específico. Em data previamente estabelecida, os estudantes realizaram a produção, fazendo leituras e revisando as informações que já haviam sido estudadas, colaborando ainda mais na compreensão da aprendizagem. Ao final da produção, cada grupo socializou seu modelo para toda a turma, para que os colegas tivessem a oportunidade de identificar os componentes dos sistemas estudados e as funções de cada órgão. Os resultados demonstraram que a modalidade didática de aulas práticas por meio da modelização é uma estratégia que desperta, nos estudantes, o protagonismo, a autonomia, a criatividade e o engajamento, além de favorecer a construção de saberes em Ciências, estabelecendo, assim, o Letramento Científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13640_TB6461_30102025173946.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYVIA BARRETO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LYVIA"
    "autor_email" => "lyviabarreto11@icloud.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127700
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6461
    "inscrito_id" => 13640
    "titulo" => "OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO: APRENDER FAZENDO"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências é uma área de investigação de muitos pesquisadores que buscam promover o Letramento Científico, em sala de aula, através das suas práticas. Entende-se por Letramento Científico, a capacidade de compreender a Ciência e conseguir aplicá-la em seu cotidiano. Neste trabalho, realizamos uma prática intitulada “aprender fazendo”, na qual, estudantes do 8º ano de uma escola Estadual da rede pública de Alagoas, produziram modelos didáticos sobre os sistemas do corpo humano, após aulas teóricas sobre o assunto. O objetivo consistiu em auxiliar do desenvolvimento de saberes científicos sobre os objetos de conhecimento, bem como desenvolver competências amplas entres os estudantes, uma vez que a produção foi realizada em grupos. Foram realizadas aulas teóricas sobre dois sistemas: Sistema Digestório e Sistema Cardiovascular. As aulas foram direcionadas com o auxílio do Livro Didático, utilizando textos, questionários e pesquisas propostas no material. Após este momento, os estudantes foram organizados em grupos e através de sorteios, cada grupo se organizou para produção por meio da modelização de cada sistema específico. Em data previamente estabelecida, os estudantes realizaram a produção, fazendo leituras e revisando as informações que já haviam sido estudadas, colaborando ainda mais na compreensão da aprendizagem. Ao final da produção, cada grupo socializou seu modelo para toda a turma, para que os colegas tivessem a oportunidade de identificar os componentes dos sistemas estudados e as funções de cada órgão. Os resultados demonstraram que a modalidade didática de aulas práticas por meio da modelização é uma estratégia que desperta, nos estudantes, o protagonismo, a autonomia, a criatividade e o engajamento, além de favorecer a construção de saberes em Ciências, estabelecendo, assim, o Letramento Científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13640_TB6461_30102025173946.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYVIA BARRETO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LYVIA"
    "autor_email" => "lyviabarreto11@icloud.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Ensino de Ciências é uma área de investigação de muitos pesquisadores que buscam promover o Letramento Científico, em sala de aula, através das suas práticas. Entende-se por Letramento Científico, a capacidade de compreender a Ciência e conseguir aplicá-la em seu cotidiano. Neste trabalho, realizamos uma prática intitulada “aprender fazendo”, na qual, estudantes do 8º ano de uma escola Estadual da rede pública de Alagoas, produziram modelos didáticos sobre os sistemas do corpo humano, após aulas teóricas sobre o assunto. O objetivo consistiu em auxiliar do desenvolvimento de saberes científicos sobre os objetos de conhecimento, bem como desenvolver competências amplas entres os estudantes, uma vez que a produção foi realizada em grupos. Foram realizadas aulas teóricas sobre dois sistemas: Sistema Digestório e Sistema Cardiovascular. As aulas foram direcionadas com o auxílio do Livro Didático, utilizando textos, questionários e pesquisas propostas no material. Após este momento, os estudantes foram organizados em grupos e através de sorteios, cada grupo se organizou para produção por meio da modelização de cada sistema específico. Em data previamente estabelecida, os estudantes realizaram a produção, fazendo leituras e revisando as informações que já haviam sido estudadas, colaborando ainda mais na compreensão da aprendizagem. Ao final da produção, cada grupo socializou seu modelo para toda a turma, para que os colegas tivessem a oportunidade de identificar os componentes dos sistemas estudados e as funções de cada órgão. Os resultados demonstraram que a modalidade didática de aulas práticas por meio da modelização é uma estratégia que desperta, nos estudantes, o protagonismo, a autonomia, a criatividade e o engajamento, além de favorecer a construção de saberes em Ciências, estabelecendo, assim, o Letramento Científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.