INCLUSÃO CRIATIVA: OBJETOS RECICLADOS PELOS OLHOS DE UMA CRIANÇA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127153 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5276 "inscrito_id" => 4597 "titulo" => "INCLUSÃO CRIATIVA: OBJETOS RECICLADOS PELOS OLHOS DE UMA CRIANÇA." "resumo" => "O presente artigo tem como principal objetivo compreender o papel da criatividade no favorecimento da inclusão escolar. Aprender brincando, poderá contribuir como facilitador da aprendizagem, enfatizando a importância de abordagens inovadoras que reconheçam a singularidade de cada estudante. Assim, iremos apresentar o relato de uma experiência, onde o próprio aluno construiu, no decorrer do ano em curso, objetos com matérias recicláveis através de estratégias, aplicadas tanto na sala de aula como nos atendimentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Vale salientar que este estudante possui laudo F84 (Transtorno do Espectro do Autismo - TEA) está devidamente matriculado em uma Escola Municipal do Jaboatão dos Guararapes. No intuito de consolidar as habilidades não construídas pelo estudante, exploramos o uso de objetos recicláveis como recurso pedagógico para desenvolver o que ainda não foram consolidadas, com foco na coordenação motora, cognição, comunicação e na interação social. A construção desses objetos proporcionam uma experiência prática e lúdica, estimulando o desenvolvimento motor e fortalecendo as relações sociais e concentração. A prática também promoveu a conscientização sobre sustentabilidade, tornando-se uma ferramenta multifuncional na educação. Os resultados mostram que o uso de materiais recicláveis pode ser eficaz na aprendizagem e no desenvolvimento integral dos estudantes. Por meio da construção e manuseio dos objetos criados, pode-se constatar que o estudante despertou e aprimorou habilidades cognitivas e sociais, vencendo barreiras e construindo seus conhecimentos e, consequentemente, aumentando sua motivação e participação na sala de aula e nos atendimentos multifuncionais na SRM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4597_TB5276_20102025150647.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SABRINA NEVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Sabrina Neves" "autor_email" => "sabrinaneves943@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127153 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5276 "inscrito_id" => 4597 "titulo" => "INCLUSÃO CRIATIVA: OBJETOS RECICLADOS PELOS OLHOS DE UMA CRIANÇA." "resumo" => "O presente artigo tem como principal objetivo compreender o papel da criatividade no favorecimento da inclusão escolar. Aprender brincando, poderá contribuir como facilitador da aprendizagem, enfatizando a importância de abordagens inovadoras que reconheçam a singularidade de cada estudante. Assim, iremos apresentar o relato de uma experiência, onde o próprio aluno construiu, no decorrer do ano em curso, objetos com matérias recicláveis através de estratégias, aplicadas tanto na sala de aula como nos atendimentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Vale salientar que este estudante possui laudo F84 (Transtorno do Espectro do Autismo - TEA) está devidamente matriculado em uma Escola Municipal do Jaboatão dos Guararapes. No intuito de consolidar as habilidades não construídas pelo estudante, exploramos o uso de objetos recicláveis como recurso pedagógico para desenvolver o que ainda não foram consolidadas, com foco na coordenação motora, cognição, comunicação e na interação social. A construção desses objetos proporcionam uma experiência prática e lúdica, estimulando o desenvolvimento motor e fortalecendo as relações sociais e concentração. A prática também promoveu a conscientização sobre sustentabilidade, tornando-se uma ferramenta multifuncional na educação. Os resultados mostram que o uso de materiais recicláveis pode ser eficaz na aprendizagem e no desenvolvimento integral dos estudantes. Por meio da construção e manuseio dos objetos criados, pode-se constatar que o estudante despertou e aprimorou habilidades cognitivas e sociais, vencendo barreiras e construindo seus conhecimentos e, consequentemente, aumentando sua motivação e participação na sala de aula e nos atendimentos multifuncionais na SRM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4597_TB5276_20102025150647.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SABRINA NEVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Sabrina Neves" "autor_email" => "sabrinaneves943@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }