AVALIAÇÃO INTERATIVA COM PLICKERS: IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127995 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7183 "inscrito_id" => 15656 "titulo" => "AVALIAÇÃO INTERATIVA COM PLICKERS: IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo central investigar a aplicabilidade e o impacto do aplicativo Plickers como ferramenta pedagógica no contexto específico do ensino de Ciências para alunos do 8º ano. Buscou-se compreender de que maneira essa tecnologia digital pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem, o engajamento dos estudantes e o ambiente da sala de aula em uma temática particular do currículo de Ciências: o sistema reprodutor feminino. A investigação adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, inserida no contexto do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A coleta de dados ocorreu por meio da implementação de uma atividade prática que integrou o uso do aplicativo Plickers. Especificamente, foi aplicado um quiz de revisão sobre o sistema reprodutor feminino. Para a realização da atividade, os alunos do 8º ano foram organizados em quatro grupos, e cada estudante utilizou um cartão individual contendo um QR Code único para registrar suas respostas às questões apresentadas. Essa metodologia possibilitou observar as interações dos alunos com a ferramenta, o nível de participação e o desempenho em relação ao conteúdo revisado. Os resultados obtidos evidenciaram um impacto positivo tanto no desempenho acadêmico quanto no comportamento dos alunos. Observou-se uma melhora significativa na taxa de acertos, com alguns grupos alcançando a totalidade das respostas corretas. Adicionalmente, a dinâmica proporcionada pelo aplicativo estimulou uma maior participação e um notável envolvimento da turma durante a atividade. A natureza interativa e a possibilidade de feedback imediato pareceram motivar os estudantes, resultando em um ambiente de aprendizado mais engajador. Em suma, a experiência de aplicação do aplicativo Plickers na turma do 8º ano da Escola Estadual Gov. Dix-Sept Rosado demonstrou que essa ferramenta representa uma alternativa pedagógica valiosa e eficiente para aprimorar as práticas avaliativas e didáticas no ensino de Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15656_TB7183_29102025223103.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA FABIANA LOPES CASTRO" "autor_nome_curto" => "Lara Castro" "autor_email" => "larafabiana287@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127995 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7183 "inscrito_id" => 15656 "titulo" => "AVALIAÇÃO INTERATIVA COM PLICKERS: IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo central investigar a aplicabilidade e o impacto do aplicativo Plickers como ferramenta pedagógica no contexto específico do ensino de Ciências para alunos do 8º ano. Buscou-se compreender de que maneira essa tecnologia digital pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem, o engajamento dos estudantes e o ambiente da sala de aula em uma temática particular do currículo de Ciências: o sistema reprodutor feminino. A investigação adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, inserida no contexto do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A coleta de dados ocorreu por meio da implementação de uma atividade prática que integrou o uso do aplicativo Plickers. Especificamente, foi aplicado um quiz de revisão sobre o sistema reprodutor feminino. Para a realização da atividade, os alunos do 8º ano foram organizados em quatro grupos, e cada estudante utilizou um cartão individual contendo um QR Code único para registrar suas respostas às questões apresentadas. Essa metodologia possibilitou observar as interações dos alunos com a ferramenta, o nível de participação e o desempenho em relação ao conteúdo revisado. Os resultados obtidos evidenciaram um impacto positivo tanto no desempenho acadêmico quanto no comportamento dos alunos. Observou-se uma melhora significativa na taxa de acertos, com alguns grupos alcançando a totalidade das respostas corretas. Adicionalmente, a dinâmica proporcionada pelo aplicativo estimulou uma maior participação e um notável envolvimento da turma durante a atividade. A natureza interativa e a possibilidade de feedback imediato pareceram motivar os estudantes, resultando em um ambiente de aprendizado mais engajador. Em suma, a experiência de aplicação do aplicativo Plickers na turma do 8º ano da Escola Estadual Gov. Dix-Sept Rosado demonstrou que essa ferramenta representa uma alternativa pedagógica valiosa e eficiente para aprimorar as práticas avaliativas e didáticas no ensino de Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15656_TB7183_29102025223103.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA FABIANA LOPES CASTRO" "autor_nome_curto" => "Lara Castro" "autor_email" => "larafabiana287@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }