Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB OLHAR DAS PRÁTICAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho objetiva refletir práticas que valorizam interações e brincadeiras das crianças na Educação Infantil por meio de reflexões obtidas no campo de estágio, no curso de Pedagogia. Enquanto eixos propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2010), as interações e as brincadeiras assegurados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017), compreendidas como instrumento para transformar o pensar sobre o fazer pedagógico na infância, considerando a criança como sujeito histórico e de direitos, que por meio das interações e práticas, constrói sua identidade pessoal e coletiva, produzindo cultura. De natureza qualitativa, este estudo está ancorado nos pressupostos da teoria sócio-histórica (Vygotsky, 1998), trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada nos aportes de Gil (2002), fundamentada na legislação vigente (Brasil, 1996, 2010, 2017) e autores que abordam as interações e brincadeiras na Educação Infantil como eixos estruturantes da prática pedagógica como: Barbosa (2014), Brougère (2001), Fochi (2020), Kramer (2000), Kishimoto (2010), entre outros. Como instrumento para coleta de dados, foram utilizados levantamento bibliográfico e documental, bem como dados do relatório de estágio supervisionado II - na Educação Infantil, enquanto componente curricular do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Piauí – UFPI, na cidade de Picos/PI. Das análises, destaca-se a relevância das interações e brincadeiras como ferramentas facilitadoras da aprendizagem e do desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. Consideramos que as práticas de estágio na Educação Infantil, contribuem para a sociabilidade das crianças, entre as crianças e com os adultos, estimulando a interação por meio de brincadeiras e práticas baseadas na ludicidade, bem como apontam a necessidade de promover as interações e brincadeiras articuladas aos direitos de aprendizagem e aos campos de experiências na Educação Infantil.

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