Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA VISITA TÉCNICA AOS MUNICÍPIOS DE TERESINA – PI E COCAL DOS ALVES – PI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS BARRA DO CORDA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125415
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1304
    "inscrito_id" => 2185
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA VISITA TÉCNICA AOS MUNICÍPIOS DE TERESINA – PI E COCAL DOS ALVES – PI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS BARRA DO CORDA"
    "resumo" => "A presente pesquisa surgiu através da disciplina de Legislação e Políticas Educacionais, ministrada pela professora Francisca Jelma da Cruz Sousa, com o objetivo de permitir aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA Campus Barra do Corda observar e aprender sobre as práticas educacionais inovadoras, políticas públicas de sucesso e desafios locais no campo da educação para o alcance dos bons resultados no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2021), com resultados divulgados em 2022, conquistados com destaque no cenário da educação nacional no municipío de Teresina – PI, que a classificaram como a capital do Brasil com a melhor educação em Língua Portuguesa e Matemática, e as boas práticas no ensino da Matemática no município de Cocal dos Alves – PI, que é conhecido por desenvolver práticas exitosas no ensino de Matemática, com reconhecimento internacional, e que fizeram o municpío ser conhecido como a capital da Matemática. A metodologia utilizada consistiu em uma visita técnica e na elaboração de relatos de experiência, redigidos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, detalhando as experiências vividas na visita, incluindo observações, aprendizados, e recomendações para futuras ações, de forma que, através dessa metodologia, os estudantes tiveram a oportunidade de observar e aprender de forma prática os conhecimentos teóricos que são ministrados em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes de licenciatura aprenderam que, para desempenhar práticas educacionais para uma educação de sucesso, é necessário realizar planejamentos escolares e formações continuadas, como forma de atualização de conhecimentos e atividades didáticas. Além disso, verificou-se que é fundamental a instrução motivacional na escola, ou seja, os professores devem motivar e incentivar seus alunos a acreditarem que a educação pode ser usada como um instrumento de modificação de suas vidas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2185_TB1304_15102025074231.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO DA SILVA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "DIOGO MORAIS"
    "autor_email" => "dmorais@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125415
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1304
    "inscrito_id" => 2185
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA VISITA TÉCNICA AOS MUNICÍPIOS DE TERESINA – PI E COCAL DOS ALVES – PI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS BARRA DO CORDA"
    "resumo" => "A presente pesquisa surgiu através da disciplina de Legislação e Políticas Educacionais, ministrada pela professora Francisca Jelma da Cruz Sousa, com o objetivo de permitir aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA Campus Barra do Corda observar e aprender sobre as práticas educacionais inovadoras, políticas públicas de sucesso e desafios locais no campo da educação para o alcance dos bons resultados no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2021), com resultados divulgados em 2022, conquistados com destaque no cenário da educação nacional no municipío de Teresina – PI, que a classificaram como a capital do Brasil com a melhor educação em Língua Portuguesa e Matemática, e as boas práticas no ensino da Matemática no município de Cocal dos Alves – PI, que é conhecido por desenvolver práticas exitosas no ensino de Matemática, com reconhecimento internacional, e que fizeram o municpío ser conhecido como a capital da Matemática. A metodologia utilizada consistiu em uma visita técnica e na elaboração de relatos de experiência, redigidos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, detalhando as experiências vividas na visita, incluindo observações, aprendizados, e recomendações para futuras ações, de forma que, através dessa metodologia, os estudantes tiveram a oportunidade de observar e aprender de forma prática os conhecimentos teóricos que são ministrados em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes de licenciatura aprenderam que, para desempenhar práticas educacionais para uma educação de sucesso, é necessário realizar planejamentos escolares e formações continuadas, como forma de atualização de conhecimentos e atividades didáticas. Além disso, verificou-se que é fundamental a instrução motivacional na escola, ou seja, os professores devem motivar e incentivar seus alunos a acreditarem que a educação pode ser usada como um instrumento de modificação de suas vidas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2185_TB1304_15102025074231.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO DA SILVA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "DIOGO MORAIS"
    "autor_email" => "dmorais@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa surgiu através da disciplina de Legislação e Políticas Educacionais, ministrada pela professora Francisca Jelma da Cruz Sousa, com o objetivo de permitir aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA Campus Barra do Corda observar e aprender sobre as práticas educacionais inovadoras, políticas públicas de sucesso e desafios locais no campo da educação para o alcance dos bons resultados no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2021), com resultados divulgados em 2022, conquistados com destaque no cenário da educação nacional no municipío de Teresina – PI, que a classificaram como a capital do Brasil com a melhor educação em Língua Portuguesa e Matemática, e as boas práticas no ensino da Matemática no município de Cocal dos Alves – PI, que é conhecido por desenvolver práticas exitosas no ensino de Matemática, com reconhecimento internacional, e que fizeram o municpío ser conhecido como a capital da Matemática. A metodologia utilizada consistiu em uma visita técnica e na elaboração de relatos de experiência, redigidos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, detalhando as experiências vividas na visita, incluindo observações, aprendizados, e recomendações para futuras ações, de forma que, através dessa metodologia, os estudantes tiveram a oportunidade de observar e aprender de forma prática os conhecimentos teóricos que são ministrados em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes de licenciatura aprenderam que, para desempenhar práticas educacionais para uma educação de sucesso, é necessário realizar planejamentos escolares e formações continuadas, como forma de atualização de conhecimentos e atividades didáticas. Além disso, verificou-se que é fundamental a instrução motivacional na escola, ou seja, os professores devem motivar e incentivar seus alunos a acreditarem que a educação pode ser usada como um instrumento de modificação de suas vidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.