DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126482 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3598 "inscrito_id" => 8591 "titulo" => "DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "O ensino superior, especialmente nos cursos de engenharia, enfrenta desafios constantes para acompanhar as exigências do mercado de trabalho e a evolução tecnológica. Nesse cenário, as metodologias ativas surgem como uma abordagem contemporânea que promove um aprendizado mais prático, interdisciplinar e colaborativo. No entanto, sua implementação nesses cursos ainda encontra diversas barreiras. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science, analisando publicações de acesso aberto, com a exclusão de duplicatas. Os resultados evidenciam que a falta de formação específica, a resistência à mudança, a escassez de recursos e a dificuldade de adaptação dos conteúdos programáticos são os principais desafios enfrentados. Além disso, a pesquisa ressalta a importância da motivação docente, da infraestrutura adequada e do apoio institucional para garantir o sucesso da adoção dessas metodologias. Conclui-se que a superação desses obstáculos exige um esforço conjunto de docentes, instituições de ensino e gestores educacionais, com o objetivo de tornar o ensino superior inovador e eficaz para os discentes. Os achados deste estudo podem contribuir para a formulação de políticas educacionais, o desenvolvimento de programas de capacitação docente e a criação de estratégias para a implementação efetiva das metodologias ativas no ensino de engenharia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8591_TB3598_30102025172522.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.morais.100@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126482 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3598 "inscrito_id" => 8591 "titulo" => "DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "O ensino superior, especialmente nos cursos de engenharia, enfrenta desafios constantes para acompanhar as exigências do mercado de trabalho e a evolução tecnológica. Nesse cenário, as metodologias ativas surgem como uma abordagem contemporânea que promove um aprendizado mais prático, interdisciplinar e colaborativo. No entanto, sua implementação nesses cursos ainda encontra diversas barreiras. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science, analisando publicações de acesso aberto, com a exclusão de duplicatas. Os resultados evidenciam que a falta de formação específica, a resistência à mudança, a escassez de recursos e a dificuldade de adaptação dos conteúdos programáticos são os principais desafios enfrentados. Além disso, a pesquisa ressalta a importância da motivação docente, da infraestrutura adequada e do apoio institucional para garantir o sucesso da adoção dessas metodologias. Conclui-se que a superação desses obstáculos exige um esforço conjunto de docentes, instituições de ensino e gestores educacionais, com o objetivo de tornar o ensino superior inovador e eficaz para os discentes. Os achados deste estudo podem contribuir para a formulação de políticas educacionais, o desenvolvimento de programas de capacitação docente e a criação de estratégias para a implementação efetiva das metodologias ativas no ensino de engenharia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8591_TB3598_30102025172522.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.morais.100@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }