Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL : REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo insere-se no contexto da Educação Especial na perspectiva inclusiva e tem como objetivo analisar o uso das tecnologias assistivas (TAs) nessa modalidade de ensino, destacando sua relevância para a inclusão escolar e os principais desafios na implementação desses recursos. A fundamentação teórica constitui-se de autores que discutem a inclusão escolar (Sassaki, 1997; Mantoan, 2003; Carvalho, 2005; Ropoli et al., 2010) e tecnologias assistivas na educação (Cook; Hussey, 1995; Bersch, 2009; 2017), dentre outros. Trata-se de pesquisa conduzida por meio de revisão bibliográfica, considerando-se publicações pertinentes sobre o tema, dentre as quais artigos acadêmicos, dissertações e teses, mediante busca em bases de dados acadêmicas reconhecidas, incluindo-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Portal Periódicos da CAPES e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados confirmam a relevância das TAs enquanto recurso essencial para a efetivação do direito à educação para todos, uma vez que se constitui ferramenta que potencializa o currículo, possibilitando a interação e o aprendizado dos estudantes com deficiência, em condições mínimas de igualdade. Dentre os desafios apontados pelos estudos para o uso desses recursos tecnológicos na prática pedagógica, destacam-se aspectos como infraestrutura adequada, adaptação curricular e formação docente. O avanço das políticas públicas e o investimento em inovação tecnológica também são apontados como elementos-chave para a garantia de uma educação inclusiva. Conclui-se, por fim, que a tecnologia assistiva vem se consolidado como uma estratégia essencial para a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar.

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