Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANÇAS DE TERREIRO E A ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho pretende apresentar um levantamento de pesquisas feitas a partir da busca temática, “Crianças de terreiro e a escola”, entre 2003 e 2025, apresentados na área da Educação e vimos que é um campo tímido, encontramos trabalhos no banco da Capes, sendo teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. As dissertações citadas fornecem uma base sólida para discutir a intersecção entre educação e religiosidade no contexto das religiões de Matriz Africana no Brasil. Elas revelam uma lacuna significativa no sistema educacional, que visa incorporar e valorizar a pluriversalidade cultural e religiosa presente na sociedade brasileira. As pesquisas destacam a importância dos saberes transmitidos nos terreiros, como ferramentas pedagógicas relevantes para a construção de uma educação contracolonial, evidenciam as dificuldades que as crianças candomblecistas enfrentam nas escolas, sugerindo que a intolerância religiosa é uma barreira para o desenvolvimento pleno dessas crianças. O papel do aprendizado ativo e culturalmente enraizado no Candomblé, sublinha a importância de práticas pedagógicas que reconheçam essa epstemologia. Nos espaços-tempos produzidos, há uma dimensão estratégica anscestral baseada na compreensão da identidade, que está impregnada da lógica de se valorizar aprendizados adquiridos ao longo da vida e modos de ser e viver, para se manter no presente e projetar o futuro. Tássio, em Pedagogia da Circularidade: Ensinagens de Terreiro, traz uma reflexão acerca disso, diz: “defendo a premissa da iniciação como renascimento do ser, que se desprende de quem é, para dar lugar a um novo ser, consciente de seu papel no mundo desde o plano material até o espiritual.” (FERREIRA, p. 40-41, 2021) Essa abordagem é vital para a implementação eficaz da LDB, a partir de sua alteração no artigo 26A, que busca garantir o enfrentamento ao racismo e promoção da equidade.

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