Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIRCUITO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho descreve a aplicação de uma atividade com alunos de Altas Habilidades cujo objetivo era desenvolver o raciocínio lógico por meio de jogos. A atividade foi realizada em dois polos no município de Joinville/SC, um municipal e um estadual, e foi planejada e conduzida por professores e licenciandos em Matemática vinculados ao programa de extensão “Playground da Matemática”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A sequência didática aplicada, intitulada “Circuito de Atividades Matemáticas”, ofereceu desafios que buscavam estimular o pensamento lógico-matemático, a criatividade, o desenvolvimento de habilidades de aritmética e noções de geometria plana e espacial. O circuito contou com seis jogos de diferentes níveis de dificuldade, distribuídos em quatro estações, sendo uma delas composta por três jogos e as demais por um único jogo. Pela natureza do estudo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, baseada nas reflexões dos responsáveis pela aplicação da sequência didática. Participaram 5 alunos do polo estadual e 12 do polo municipal, com idades entre 8 e 13 anos, todos alunos de Altas Habilidades com hiperfoco em diferentes áreas do conhecimento. O referencial teórico se fundamenta, entre outras abordagens, na Teoria dos Anéis de Joseph Renzulli (1982), utilizada para análise dos dados obtidos. Como principais resultados, destacamos a significativa interação entre os alunos e aplicadores, além do expressivo interesse demonstrado por todos os jogos propostos, inclusive por parte dos alunos com hiperfoco em áreas distintas da Matemática.

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