Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA NA ESCOLA: O PAPEL DOS ESTUDANTES NA IDENTIFICAÇÃO DE DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No contexto da oficina de cartografia social, dentro da disciplina de 'Introdução e Aplicação de Geotecnologias' da Universidade Federal de Pernambuco, alunos da Escola Estadual Prof. Maria José Loureiro participou de um mapeamento participativo. A atividade teve como objetivo mapear aspectos da comunidade, destacando problemas e áreas impactadas pelas atividades da Braskem. O exercício possibilitou uma reflexão sobre os impactos sociais e ambientais na região, promovendo a conscientização e a participação dos estudantes na identificação e busca por soluções para esses desafios. A atividade foi dividida em três etapas. Na primeira, os alunos foram apresentados ao mapa dos bairros afetados pela Braskem. O primeiro mapa teve como objetivo identificar aspectos perdidos na comunidade, o segundo focou nos principais problemas da região, e o terceiro permitiu que os alunos expressassem seus desejos para o futuro. Embora os estudantes tivessem pouco conhecimento prévio sobre cartografia, acharam a atividade interessante e envolvente, percebendo o valor do mapeamento para o entendimento do território. Durante o processo, os estudantes demonstraram uma compreensão clara das causas dos impactos ambientais e sociais. Ao final da atividade, observaram os pontos marcados nos mapas e discutiram possíveis soluções para os problemas identificados. A interação entre os alunos e a troca de ideias destacaram a importância do ambiente colaborativo e interativo, mostrando como a prática de mapeamento participativo pode ser enriquecedora. Em síntese, essa abordagem incentivou o pensamento crítico e o engajamento dos estudantes com os problemas socioambientais da comunidade, além de fortalecer a participação ativa na busca por melhorias para o território local.

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