Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO ENSINO MÉDIO À UNIVERSIDADE: INTERVENÇÕES DIDÁTICAS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E MERCADO DE TRABALHO NAS CIDADES DE JUAZEIRO DO NORTE E CRATO, CEARÁ.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo intervenções didáticas norteadas pelo repertório teórico e pelas vivências realizadas no grupo de estudos sobre Gênero e Sexualidade/EDHGS (SEDUC/CE). O presente relato de experiência apresenta intervenções didáticas vivenciadas na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra (GAB), no município de Juazeiro do Norte, englobando os estudantes dos 2º anos do ensino médio noturno, da Educação Profissional e Técnica, e na Universidade Regional do Cariri (URCA), unidade localizada na cidade de Crato, abrangendo o público geral. Tem como objetivo principal colaborar para a construção da equidade de gênero e respeito à diversidade sexual através das instituições educacionais. E especificamente: elaborar material didático lúdico, organizar teorias e conceitos a serem utilizados buscando uma transposição didática e linguagem adequada aos públicos educacionais; promover, a partir de vivências e oficina, reflexões dialógicas sobre a diversidade sexual, gênero e mercado de trabalho a nível regional; e por fim, construir um espaço de escuta para os relatos, falas, reflexões dos presentes. Metodologicamente, as vivências transcorreram através de palestras, debates e dinâmicas, estas desenvolvidas com o apoio de pesquisas realizadas em fontes secundárias que englobavam as temáticas discutidas. Diante do exposto, pode-se concluir que as vivências possibilitaram momentos de partilha de conhecimentos, bem como oportunizou a reflexão sobre a influência da sociedade na formação de nossas percepções e referências culturais. Assim, é fundamental que as instituições de ensino continuem promovendo esses debates, assegurando que a busca pela inclusão e equidade não se limitem ao discurso teórico, mas se concretize em ações efetivas capazes de transformar realidades.

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