A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO DESENVOLVIMENTO E NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS NA PARAÍBA - PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127636 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6324 "inscrito_id" => 14986 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO DESENVOLVIMENTO E NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS NA PARAÍBA - PB" "resumo" => "A formação acadêmica tradicional, embora essencial, muitas vezes não abrange todas as competências necessárias para a prática profissional, como habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e pensamento crítico. As atividades extracurriculares, como participação em workshops, competições de projetos, estágios, programas de monitoria e extensão universitária, voluntariado e envolvimento em organizações estudantis, surgem como complementos valiosos para a formação integral desses profissionais. Nesse sentido, o intuito deste artigo é investigar o impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento profissional e na formação de arquitetos e urbanistas. O estudo utiliza uma abordagem mista, combinando revisão bibliográfica, e análise de casos de estudantes que participaram ativamente de atividades fora da sala de aula dentro do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados indicam que essas experiências contribuem significativamente para o desenvolvimento de habilidades práticas, ampliação da rede de contatos (networking) e maior compreensão das dinâmicas sociais e culturais que influenciam o planejamento urbano e a arquitetura. Conclui-se que essas atividades são fundamentais para a formação de arquitetos e urbanistas com formação abrangente para os desafios contemporâneos da profissão e por isso recomenda-se que instituições de ensino incentivem e integrem essas práticas em seus currículos, promovendo uma formação mais interdisciplinar, holística e alinhada com as demandas do mercado e da sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14986_TB6324_16102025084103.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE FAUSTINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOYCE FAUSTINO" "autor_email" => "joyce.faustino.silva@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127636 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6324 "inscrito_id" => 14986 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO DESENVOLVIMENTO E NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS NA PARAÍBA - PB" "resumo" => "A formação acadêmica tradicional, embora essencial, muitas vezes não abrange todas as competências necessárias para a prática profissional, como habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e pensamento crítico. As atividades extracurriculares, como participação em workshops, competições de projetos, estágios, programas de monitoria e extensão universitária, voluntariado e envolvimento em organizações estudantis, surgem como complementos valiosos para a formação integral desses profissionais. Nesse sentido, o intuito deste artigo é investigar o impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento profissional e na formação de arquitetos e urbanistas. O estudo utiliza uma abordagem mista, combinando revisão bibliográfica, e análise de casos de estudantes que participaram ativamente de atividades fora da sala de aula dentro do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados indicam que essas experiências contribuem significativamente para o desenvolvimento de habilidades práticas, ampliação da rede de contatos (networking) e maior compreensão das dinâmicas sociais e culturais que influenciam o planejamento urbano e a arquitetura. Conclui-se que essas atividades são fundamentais para a formação de arquitetos e urbanistas com formação abrangente para os desafios contemporâneos da profissão e por isso recomenda-se que instituições de ensino incentivem e integrem essas práticas em seus currículos, promovendo uma formação mais interdisciplinar, holística e alinhada com as demandas do mercado e da sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14986_TB6324_16102025084103.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE FAUSTINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOYCE FAUSTINO" "autor_email" => "joyce.faustino.silva@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }