FORMAÇÃO DOCENTE EM AVALIAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127424 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5835 "inscrito_id" => 14233 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM AVALIAÇÃO" "resumo" => "A presente comunicação parte de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional pelo Programa de Cursos Pós-Graduados em Formação de Formadores - Formep, na PUC-SP. A investigação teve como objetivo a compreensão sobre como um grupo de professores realizava a avaliação em sala de aula e construir com eles uma proposta formativa para a melhoria das suas práticas avaliativas. A fundamentação teórica contou com autores como Chales Hadji e Domingos Fernandes, sobre avaliação para a aprendizagem e avaliação formativa; Gabriela Moriconi et all, referente às características de boas formações docentes, apontadas pela literatura; Laurence Bardin, Marli André e Laurizete Passos, relacionadas ao campo metodológico. A pesquisa foi de cunho qualitativo e inspirada na pesquisa-ação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores e, depois, constituído um grupo de trabalho entre eles e a pesquisadora para a construção coletiva e colaborativa de uma proposta formativa voltada à melhoria do processo avaliativo da aprendizagem realizado pelos docentes, a partir das necessidade e prioridades levantadas conjuntamente. O material foi categorizado e analisado à luz dos preceitos de Bardin para a análise de conteúdo. Os achados da investigação nos mostraram que há convergência entre o que os professores apontam como aspectos importantes nas formações continuadas e o que a literatura nos diz sobre que características têm as consideradas boas formações docentes; a formação do professor, em geral, carece do tratamento de temáticas relacionadas à avaliação; os professores evidenciam conhecimento e valorização da avaliação formativa em seus discursos, mas ainda encontram dificuldades para colocá-la em prática; foi constituído um grupo colaborativo e elaborada coletivamente uma proposta formativa com vistas ao aprimoramento das práticas avaliativas dos docentes, com o compromisso de pôr em prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14233_TB5835_30102025111037.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA FORTI" "autor_nome_curto" => "MARIA CRISTINA" "autor_email" => "cristinaforti@uol.com.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127424 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5835 "inscrito_id" => 14233 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM AVALIAÇÃO" "resumo" => "A presente comunicação parte de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional pelo Programa de Cursos Pós-Graduados em Formação de Formadores - Formep, na PUC-SP. A investigação teve como objetivo a compreensão sobre como um grupo de professores realizava a avaliação em sala de aula e construir com eles uma proposta formativa para a melhoria das suas práticas avaliativas. A fundamentação teórica contou com autores como Chales Hadji e Domingos Fernandes, sobre avaliação para a aprendizagem e avaliação formativa; Gabriela Moriconi et all, referente às características de boas formações docentes, apontadas pela literatura; Laurence Bardin, Marli André e Laurizete Passos, relacionadas ao campo metodológico. A pesquisa foi de cunho qualitativo e inspirada na pesquisa-ação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores e, depois, constituído um grupo de trabalho entre eles e a pesquisadora para a construção coletiva e colaborativa de uma proposta formativa voltada à melhoria do processo avaliativo da aprendizagem realizado pelos docentes, a partir das necessidade e prioridades levantadas conjuntamente. O material foi categorizado e analisado à luz dos preceitos de Bardin para a análise de conteúdo. Os achados da investigação nos mostraram que há convergência entre o que os professores apontam como aspectos importantes nas formações continuadas e o que a literatura nos diz sobre que características têm as consideradas boas formações docentes; a formação do professor, em geral, carece do tratamento de temáticas relacionadas à avaliação; os professores evidenciam conhecimento e valorização da avaliação formativa em seus discursos, mas ainda encontram dificuldades para colocá-la em prática; foi constituído um grupo colaborativo e elaborada coletivamente uma proposta formativa com vistas ao aprimoramento das práticas avaliativas dos docentes, com o compromisso de pôr em prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14233_TB5835_30102025111037.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA FORTI" "autor_nome_curto" => "MARIA CRISTINA" "autor_email" => "cristinaforti@uol.com.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }