Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEMA EMERGENTE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto de extensão internacional “Formação continuada para professores: temas emergentes para a educação inclusiva do século XXI” é fruto de uma parceria entre a Universidade do Sul de Santa Catarina e a Universidad Blas Pascal, da Argentina. A iniciativa teve como objetivo promover o diálogo entre universidades e escolas, fortalecendo comunidades virtuais de aprendizagem por meio da produção de cursos de curta duração voltados à formação continuada de professores da educação básica. A proposta fundamentou-se em documentos internacionais, como o relatório “Reimaginando nosso futuro juntos: um novo contrato social para a educação”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2021 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o foco no objetivo 4 – educação de qualidade, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Participaram do projeto duas professoras Universitárias, 20 estudantes de graduação dos cursos de psicologia e pedagogia, 7 monitoras e 20 professores da educação básica de ambos os países. O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira envolveu os estudos iniciais sobre o cenário educacional em ambos os países. A segunda organizou os participantes em grupos para o planejamento das formações. Como resultado, chegamos a criação e execução de 3 formações para professores da educação básica, com os seguintes temas: (i) Educação e Inclusão de pessoas com deficiência; (ii) Inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e (iii) Educação de jovens e adultos. As formações foram ofertadas em português e espanhol e contaram com vídeos, atividades práticas, entrevistas e materiais de apoio, sendo disponibilizadas on-line e amplamente divulgadas via YouTube. O projeto foi uma iniciativa de fortalecer a formação docente e refletir de forma crítica sobre a inclusão da educação básica, promovendo a emancipação estudantil no contexto da extensão universitária e do intercâmbio intercultural.

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