Diante das dificuldades encontradas pelo professor de matemática para o ensino desta disciplina, desenvolvemos um projeto de extensão universitária, vinculado à Universidade de Pernambuco, Campus de Garanhuns, que consiste em oferecer oficinas de laboratório de matemática para professores da rede estadual de ensino. Nestas oficinas discutiremos a proposta de atividades de laboratório de matemática permitindo que o professor tenha uma experiência autêntica deste tipo de atividades, como sugere Lorenzato (2006). Estas atividades consistem na utilização de materiais concretos e experimentações didáticas como facilitadores do processo educacional. De acordo com Turrioni e Perez (2006, p. 61), "O material concreto exerce um papel importante na aprendizagem. Facilita a observação e a análise, desenvolve o raciocínio lógico, crítico e científico, é fundamental para o ensino experimental e é excelente para auxiliar o aluno na construção de seus conhecimentos". Pois quando o aluno, além de observar e escutar o professor, puder também manipular materiais e vivenciar situações que estejam ligadas ao conhecimento matemático, poderá tecer relações e ampliar “sua concepção sobre o que é, como e para que aprender matemática”(RÊGO e RÊGO, 2006).Quando se fala em Laboratório de Matemática a primeira imagem que vem a mente na maioria das pessoas é de um local específico para experimentações e utilização de materiais didáticos. Mas, engana-se quem pensa que para realizar uma atividade de laboratório de matemática é preciso uma sala específica para tais experimentações. Segundo Ewbank (1977, p. 214) a expressão Laboratório de Matemática é utilizada para representar “um lugar, um processo, um procedimento”. Quando se utiliza o termo laboratório de matemática estamos determinando uma abordagem a ser utilizada na sala de aula, onde o fator principal para a eficácia destas atividades será a atuação do professor como facilitador da construção do conhecimento matemático dos seus alunos.Não se pode exigir novos métodos de profissionais que não foram preparados, nem orientados para utilizar tais recursos. É importante destacar que os professores devem ser estimulados a utilizar atividades de laboratório de matemática como suporte para as suas aulas, buscando novas alternativas para melhoria do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática. Por isso, outro objetivo dessas oficinas é a divulgação da proposta de implementação e utilização de laboratórios de matemática nas escolas da rede pública entre os participantes desta oficina.Palavras - chaves: Laboratório de Matemática, Materiais Concretos, Formação de Professor.