Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ATIVIDADES LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS CONCRETOS, FORMAÇÃO DE PROFESSOR Pôster (PO) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1279
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 302
    "titulo" => "ATIVIDADES LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Diante das dificuldades encontradas pelo professor de matemática para o ensino desta disciplina, desenvolvemos um projeto de extensão universitária, vinculado à Universidade de Pernambuco, Campus de Garanhuns, que consiste em oferecer oficinas de laboratório de matemática para professores da rede estadual de ensino. Nestas oficinas discutiremos a proposta de atividades de laboratório de matemática permitindo que o professor tenha uma experiência autêntica deste tipo de atividades, como sugere Lorenzato (2006). Estas atividades consistem na utilização de materiais concretos e experimentações didáticas como facilitadores do processo educacional. De acordo com Turrioni e Perez (2006, p. 61), "O material concreto exerce um papel importante na aprendizagem. Facilita a observação e a análise, desenvolve o raciocínio lógico, crítico e científico, é fundamental para o ensino experimental e é excelente para auxiliar o aluno na construção de seus conhecimentos". Pois quando o aluno, além de observar e escutar o professor, puder também manipular materiais e vivenciar situações que estejam ligadas ao conhecimento matemático, poderá tecer relações e ampliar “sua concepção sobre o que é, como e para que aprender matemática”(RÊGO e RÊGO, 2006).Quando se fala em Laboratório de Matemática a primeira imagem que vem a mente na maioria das pessoas é de um local específico para experimentações e utilização de materiais didáticos. Mas, engana-se quem pensa que para realizar uma atividade de laboratório de matemática é preciso uma sala específica para tais experimentações. Segundo Ewbank (1977, p. 214) a expressão Laboratório de Matemática é utilizada para representar “um lugar, um processo, um procedimento”. Quando se utiliza o termo laboratório de matemática estamos determinando uma abordagem a ser utilizada na sala de aula, onde o fator principal para a eficácia destas atividades será a atuação do professor como facilitador da construção do conhecimento matemático dos seus alunos.Não se pode exigir novos métodos de profissionais que não foram preparados, nem orientados para utilizar tais recursos. É importante destacar que os professores devem ser estimulados a utilizar atividades de laboratório de matemática como suporte para as suas aulas, buscando novas alternativas para melhoria do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática. Por isso, outro objetivo dessas oficinas é a divulgação da proposta de implementação e utilização de laboratórios de matemática nas escolas da rede pública entre os participantes desta oficina.Palavras - chaves: Laboratório de Matemática, Materiais Concretos, Formação de Professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS CONCRETOS, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCEL MUNIZ VILAÇA"
    "autor_nome_curto" => "MARCEL VILAÇA"
    "autor_email" => "marcelmunizvilaca@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1279
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 302
    "titulo" => "ATIVIDADES LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Diante das dificuldades encontradas pelo professor de matemática para o ensino desta disciplina, desenvolvemos um projeto de extensão universitária, vinculado à Universidade de Pernambuco, Campus de Garanhuns, que consiste em oferecer oficinas de laboratório de matemática para professores da rede estadual de ensino. Nestas oficinas discutiremos a proposta de atividades de laboratório de matemática permitindo que o professor tenha uma experiência autêntica deste tipo de atividades, como sugere Lorenzato (2006). Estas atividades consistem na utilização de materiais concretos e experimentações didáticas como facilitadores do processo educacional. De acordo com Turrioni e Perez (2006, p. 61), "O material concreto exerce um papel importante na aprendizagem. Facilita a observação e a análise, desenvolve o raciocínio lógico, crítico e científico, é fundamental para o ensino experimental e é excelente para auxiliar o aluno na construção de seus conhecimentos". Pois quando o aluno, além de observar e escutar o professor, puder também manipular materiais e vivenciar situações que estejam ligadas ao conhecimento matemático, poderá tecer relações e ampliar “sua concepção sobre o que é, como e para que aprender matemática”(RÊGO e RÊGO, 2006).Quando se fala em Laboratório de Matemática a primeira imagem que vem a mente na maioria das pessoas é de um local específico para experimentações e utilização de materiais didáticos. Mas, engana-se quem pensa que para realizar uma atividade de laboratório de matemática é preciso uma sala específica para tais experimentações. Segundo Ewbank (1977, p. 214) a expressão Laboratório de Matemática é utilizada para representar “um lugar, um processo, um procedimento”. Quando se utiliza o termo laboratório de matemática estamos determinando uma abordagem a ser utilizada na sala de aula, onde o fator principal para a eficácia destas atividades será a atuação do professor como facilitador da construção do conhecimento matemático dos seus alunos.Não se pode exigir novos métodos de profissionais que não foram preparados, nem orientados para utilizar tais recursos. É importante destacar que os professores devem ser estimulados a utilizar atividades de laboratório de matemática como suporte para as suas aulas, buscando novas alternativas para melhoria do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática. Por isso, outro objetivo dessas oficinas é a divulgação da proposta de implementação e utilização de laboratórios de matemática nas escolas da rede pública entre os participantes desta oficina.Palavras - chaves: Laboratório de Matemática, Materiais Concretos, Formação de Professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS CONCRETOS, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCEL MUNIZ VILAÇA"
    "autor_nome_curto" => "MARCEL VILAÇA"
    "autor_email" => "marcelmunizvilaca@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Diante das dificuldades encontradas pelo professor de matemática para o ensino desta disciplina, desenvolvemos um projeto de extensão universitária, vinculado à Universidade de Pernambuco, Campus de Garanhuns, que consiste em oferecer oficinas de laboratório de matemática para professores da rede estadual de ensino. Nestas oficinas discutiremos a proposta de atividades de laboratório de matemática permitindo que o professor tenha uma experiência autêntica deste tipo de atividades, como sugere Lorenzato (2006). Estas atividades consistem na utilização de materiais concretos e experimentações didáticas como facilitadores do processo educacional. De acordo com Turrioni e Perez (2006, p. 61), "O material concreto exerce um papel importante na aprendizagem. Facilita a observação e a análise, desenvolve o raciocínio lógico, crítico e científico, é fundamental para o ensino experimental e é excelente para auxiliar o aluno na construção de seus conhecimentos". Pois quando o aluno, além de observar e escutar o professor, puder também manipular materiais e vivenciar situações que estejam ligadas ao conhecimento matemático, poderá tecer relações e ampliar “sua concepção sobre o que é, como e para que aprender matemática”(RÊGO e RÊGO, 2006).Quando se fala em Laboratório de Matemática a primeira imagem que vem a mente na maioria das pessoas é de um local específico para experimentações e utilização de materiais didáticos. Mas, engana-se quem pensa que para realizar uma atividade de laboratório de matemática é preciso uma sala específica para tais experimentações. Segundo Ewbank (1977, p. 214) a expressão Laboratório de Matemática é utilizada para representar “um lugar, um processo, um procedimento”. Quando se utiliza o termo laboratório de matemática estamos determinando uma abordagem a ser utilizada na sala de aula, onde o fator principal para a eficácia destas atividades será a atuação do professor como facilitador da construção do conhecimento matemático dos seus alunos.Não se pode exigir novos métodos de profissionais que não foram preparados, nem orientados para utilizar tais recursos. É importante destacar que os professores devem ser estimulados a utilizar atividades de laboratório de matemática como suporte para as suas aulas, buscando novas alternativas para melhoria do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática. Por isso, outro objetivo dessas oficinas é a divulgação da proposta de implementação e utilização de laboratórios de matemática nas escolas da rede pública entre os participantes desta oficina.Palavras - chaves: Laboratório de Matemática, Materiais Concretos, Formação de Professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.