SILVA, Rosa Maria Da Silveira et al.. O lúdico e a matemática: séries iniciais. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1334>. Acesso em: 24/11/2024 20:00
O presente relato de experiência vem mostrar a importância de utilizar o lúdico no ensino da matemática como metodologia para motivar o processo de ensino – aprendizagem, realizada em 2012, com a participação dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Ibiapina Educação Infantil e Ensino Fundamental localizado em Gravatá do Ibiapina distrito da cidade de Taquaritinga do Norte-PE. Ensinar não é transferir conhecimentos apenas através de conteúdos, mas gerar possibilidades para a sua produção e construção, tendo no ensino através de jogos uma dessas possibilidades. Pensando nisso e no desinteresse dos alunos com relação à disciplina de matemática, realizamos um estudo utilizando os jogos, propiciando meios para os alunos desenvolver de forma dinâmica e prazerosa suas habilidades, garantindo assim a construção de conceitos matemáticos. Portanto verificamos que o uso de jogos na sala de aula, vai muito além do que divertir os alunos, pois os mesmos podem ser usados na construção do conhecimento, buscando assim o interesse, e a capacidade de análise crítica, melhorando a interação com o grupo de colegas, aumentando a motivação e o estímulo à aprendizagem.