Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOBRE UM OLHAR INCLUSIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisas realizadas na vivência do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade de Pernambuco, inserido na linha de pesquisa “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. O objetivo é analisar o que a literatura acadêmica aborda sobre o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Sendo assim, representa uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utiliza como procedimentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica. Foram utilizadas literaturas relacionadas a educação inclusiva de pessoas com Autismo como Castelo Branco (2023), Pessoa (2023), Barbosa (2020), Camargo (2020), Araújo (2019) entre outros; e em seguida foram abordados teóricos que trabalham as potencialidades dos jogos como recurso didático, a exemplo de Sarmento (2017) e Silva (2005). A literatura foi comparada com as leis direcionadas a inclusão e a protenção dos direitos da pessoa com Autismo, como artigos da Lei de Diretrizes e Base da Educação, da Lei Berenice Piana e da Lei Brasileira de Inclusão. Após leitura e análise do material coletado, verificou-se que o uso de jogos no ensino da matemática para estudantes com TEA assume um papel facilitador da aprendizagem, contornando a abstração própria desta área do conhecimento, e promovendo a inclusão, tendo em vista que os jogos pode ser utilizado em toda a turma de forma interativa. Desse modo, compreende-se que estudos adicionais devem buscar analisar o potencial dos jogos como ferramenta para o ensino de objetos de conhecimento específicos, como geometria, frações, álgebra, dentre outros.

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