Vamos propor neste evento, um recorte do trabalho de conclusão de curso, intitulado: O AVA Moodle e o Ensino de Cálculo: um estudo de caso. O estudo de caso é relacionado à disciplina de Cálculo I do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Litoral Norte no semestre letivo de 2011.1. A necessidade de se trabalhar com uma ferramenta tecnológica partiu dos altos índices de reprovação e/ou desistência que foram analisados em semestres letivos anteriores, objetivando uma minimização da aversão que os alunos do curso sentem ao cursar a disciplina de Cálculo I bem como expor o AVA Moodle e suas potencialidades no ensino de Cálculo. A pesquisa foi baseada em autores como Barufi (1999), Ramos (2009), Silva (2010) que defendem o alto índice de rejeição da disciplina de Cálculo e também os recursos do Moodle. Para a pesquisa, foi realizado um questionário com os alunos a cerca do uso do Moodle na disciplina, sendo feita a análise constatou-se que a turma aprova o AVA e sua utilização na disciplina de Cálculo.