Este artigo caracteriza-se inicialmente como uma pesquisa bibliográfica, que compõe um estudo de caso realizado por ocasião de uma pesquisa de doutorado realizada no período de 2007 a 2011 em Fortaleza-Ceará, Brasil. Buscou apresentar dados coletados a partir de uma revisão histórica acerca da implantação, evolução e desenvolvimento da disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação no Brasil, bem como, a respeito da percepção de 167(cento e sessenta e sete) estudantes matriculados em 12 (doze) diferentes cursos de licenciatura na Universidade Federal do Ceará quanto à importância das disciplinas da área em estudo para a formação profissional de futuros gestores escolares. A fundamentação teórica perpassa por temáticas como história, avaliação e gestão educacional. Adotou-se a perspectiva de investigação quali-quantitativa, documental e avaliativa, elegendo-se como ferramenta o Estudo de Caso. Os procedimentos foram sistemáticos e a coleta de dados realizada através de questionários aplicados no início e ao final do semestre do ano 2010.1. Apresentam-se conceitos e aspectos legais que conferem legitimidade e fidedignidade aos dados e mostram que o ensino superior não está isento dos problemas de ensino-aprendizagem e que, tanto na teoria quanto na prática, a estrutura, organização e funcionamento das escolas, bem como sua gestão, constituem-se ainda grandes desafios.