Resumo: Os estudos que tratam acerca das questões relativas à formação de leitores têm apontado para a necessidade de os alunos vivenciarem experiências ligadas ao exercício da leitura no período da sua escolaridade básica, ou seja, é cada vez mais evidente a necessidade de fazer dessa prática uma atividade cotidiana na escola e nos demais espaços. Mediante isso, objetivamos, neste trabalho, apresentar resultados de uma pesquisa bibliográfica a respeito de como, efetivamente, o professor pode contribuir com o desenvolvimento de alunos leitores a partir das atividades realizadas na escola e os impactos dessa aprendizagem para o desenvolvimento de práticas sociais. Esse estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica a partir de teóricos como Solé (1998), Geraldi (2006), Cagliari (1996), dentre outros que discutem a respeito da importância da leitura como prática social para a formação de leitores. Os resultados alcançados com a pesquisa em questão apontam que a leitura, quando incentivada na sala de aula, desempenha funções e objetivos que propiciam as condições, meio indispensáveis para qualquer aluno, independente do nível de escolaridade, mas, principalmente, nas séries iniciais e dessa possam adquirir o hábito de ler, para que assim possam conduzir, de forma efetiva e crítica, seu processo de aprendizagem.