PEREIRA, Giovanni Oliveira et al.. Brincando com o folclore no scfv/peti – pinhão/se. Anais III CONAEF... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1428>. Acesso em: 24/11/2024 23:22
O presente estudo tem como foco de análise a importância das brincadeiras populares no universo infantil. Partindo desse contexto é possível observar que o contato das crianças com essas formas de expressão corporal vem perdendo espaço diante do avanço da tecnologia e da propagação de aparelhos cada vez mais modernos e fascinantes. Entre eles se destacam: vídeos games, computadores, brinquedos de controle remoto, tablets, dentre outros. Mesmo diante de tais transformações tecnológicas não se pode negar a importância dos brinquedos e brincadeiras populares no desenvolvimento das potencialidades das crianças e na preservação da identidade e cultura da comunidade. Resgatar essas manifestações corporais é uma função não apenas dos professores de educação física, mas, sobretudo, de todos aqueles que trabalham no contexto educacional. Pensamos aqui as brincadeiras populares como um grande quebra-cabeça, onde cada peça é fundamental para a construção do todo: as danças, as lendas, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço escolar. Portanto, é necessário resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações e brincadeiras da cultura popular brasileira. Através delas é possível reviver valores culturais, reconhecer a importância cultural do folclore, das músicas e brincadeiras. Assim temos como objetivos, resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira através das brincadeiras populares, entendendo-a como elemento essencial para o processo de socialização das crianças e resgate dos valores culturais. Tendo como foco a importância do folclore para os alunos e a comunidade, através do brincar podemos resgatar esses valores. Foram realizados educativos com o propósito de contribuir para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos. Nesta perspectiva desenvolvemos esse trabalho no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo)/PETI, no município de Pinhão – Se. Desta forma conflui-se, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Entende-se que a história de um povo se faz a partir de como manifesta seus sonhos e desejos. Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para promover o fazer pedagógico, buscando assim, ampliar o conhecimento das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.