Introdução: O Feedback Concorrente (FC) caracteriza-se por uma informação sobre o erro dado simultaneamente à execução da ação e parece servir como guia, auxiliando o aprendiz a reduzir a incerteza durante a aprendizagem. Considerando que a estratégia cognitiva de redução da incerteza é um processo interno sob o domínio exclusivo do próprio aprendiz, aprendizagem e a autonomia parecem ser processos indissociáveis. Objetivo: verificar o efeito do regime autocontrolado de FC na aprendizagem de uma tarefa de rastreamento de um padrão serial. Métodos: trinta universitários, pareados quanto ao gênero, praticaram uma tarefa de tocar sensores em correspondência com sinais luminosos. Foram divididos em dois grupos: autoncontrolado (GA) e Yoked (GY). O estudo foi composto por Fase de Aquisição (7 blocos), Retenção Imediata (2 blocos), Adaptabilidade I (mudança na velocidade; 2 blocos), Adaptabilidade II (mudança na sequência; 2 blocos) e Retenção Tardia (2 blocos). A medida de desempenho utilizada foi a soma das respostas funcionais (corretas + antecipadas). Para análise foi comparado o desempenho dos sujeitos entre os 2 últimos blocos da aquisição e os 2 blocos das fases de retenção imediata e tardia e adaptabilidade I e II. Resultados: a Anova Two-Way (2 grupos x 7 blocos da estabilização) revelou diferença significativa para blocos (F6,168=10,41; p≤0,001) indicando que os sujeitos aprenderam a tarefa. Também foi revelada diferença significativa para blocos (2 grupos X 4 blocos) nas fases de adaptabilidade I e II (p=0,022; p=0,018), sugerindo que em ambos os grupos a estrutura formada na estabilização sofreu efeito da perturbação temporal e espacial. Não houve diferença para blocos nas fases de retenção imediata e tardia; isso mostra que ambos os grupos conseguiram reter na memória a estrutura formada durante a estabilização. Conclusão: Não foram encontradas diferenças para grupos, nem efeito de interação, evidenciando que o uso do autocontrole de FC não teve efeito na aprendizagem de uma tarefa seriada.