O ESPORTE RADICAL E DE ELITE ADAPTADO AS BRINCADEIRAS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O Objetivo deste projeto é Proporcionar aos alunos do 1o. ao 5o. anos do ensino fundamental o Conhecimento e a vivencia dos diversos esportes radicais e de elite, de forma adaptada à realidade escolar através das brincadeiras populares nas aulas de Educação Física. Os Procedimentos metodológicos se deram da seguinte forma: Durante as aulas de Educação Física os alunos tiveram conhecimento do diversificado mundo do esporte. Destacando os menos praticados por eles, tais como: Tênis, boliche, rapel, corrida de orientação, dentre outros. Em seguida foi realizada uma investigação das brincadeiras populares e brinquedos alternativos, criados e praticados por eles em casa ou na rua. Também uma pesquisa com seus pais, avós e vizinhos das brincadeiras de sua época. Após essa apuração de conhecimento, procurou-se adaptar alguns esportes aos brinquedos alternativos e brincadeiras populares durante as aulas. Destacando: O Rapel, -escalar cordas em arvores e muros; Boliche -derrubar garrafas pets com bolas de meia, ou bolas secas; Tênis -bolas de meia ou petecas com pedacinhos de madeira; Corrida de Orientação - corrida com estações e pistas (ex: caça ao tesouro) nas dependências da escola e suas proximidades. Os resultados esperados pelo projeto foram: Que todos os alunos tivessem conhecimento e vivenciassem alguns esportes radicais e de elite, através das brincadeiras populares e brinquedos alternativos propostos nas aulas de Educação Física. Esse resultados foram alcançados, uma vez que, todos os alunos do turno da manhã do 1o. ao 5o. anos, participaram com grande entusiasmo de alguns esportes radicais e de elite, adaptados as brincadeiras populares e a realidade escolar vivenciada por eles, através das atividades realizadas nas aulas de Educação Física. Destacando a inclusão dos alunos especiais que fazem parte da comunidade escolar. Todos os jogos e materiais foram confeccionados e criados com a participação dos alunos.