EDUCAÇÃO FÍSICA E PIBID: OPORTUNIZANDO VIVÊNCIAS
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1399 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E PIBID: OPORTUNIZANDO VIVÊNCIAS" "resumo" => "O “I Festival de Jogos e Diversas Linguagens” foi realizado na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, no dia 04 de outubro de 2012. O evento foi organizado pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRN) que atuam no sub-projeto de educação física. O PIBID tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desta forma, a inserção dos alunos licenciandos no cotidiano escolar oportuniza a criação e participação em diversas experiências. O evento teve como objetivo apresentar o PIBID-EF, os PIBIDianos, a supervisora e coordenadora, aos membros da escola que será o lócus de atuação.O Festival foi composto por seis oficinas de práticas corporais, que aconteceram na quadra da escola. Nestas oficinas as crianças tiveram a oportunidade de experimentar jogos, que possibilitassem atender um dos objetivos da educação física escolar, o de ter acesso as práticas corporais diversas, justificando, portanto a sua realização.Dentre as seis oficinas, apresentamos, nesse trabalho, a Oficina da Corrida de Tampinhas. Na oficina orientamos os alunos/as da educação infantil e ensino fundamental I na sua prática. A escolha e realização desta oficina foi motivada pela oportunidade de apresentar os alunos/as uma opção de jogo, dentre várias, simples que pode ser adaptado a todas as idades e realidades sociais.A Corrida de Tampinha foi elaborada por uma bolsista e supervisora do PIBID-EF. Na quadra, montamos uma pista com curvas, retas e com obstáculos (uma floresta e um túnel de rolos de papel higiênico, um rio de giz de cera, e uma rampa de cartolina), sendo estes, desenhados no chão para serem percorridos pelos/as estudantes, realizando movimentos com os dedos, a “petelecada”, seguindo o trajeto do início ao fim. A atividade foi realizada para turmas de educação infantil e ensino fundamental I. Contudo, dependendo da turma, incluíamos ou não os obstáculos no trajeto, seguindo o princípio do planejamento sistematizado da educação física escolar, da gradação de dificuldade nas atividades de acordo com a idade e o nível de escolaridade.Após a Oficina, fizemos as seguintes considerações: realizou-se o resgate de um jogo popular; estimulamos uma atividade de baixo custo (as tampinhas de garrafas); enfatizamos aspectos psicomotores das crianças (motricidade fina, tônus, percepção espacial); deixamos legado à escola que é carente de materiais; e mediamos e ampliamos o aprendizado das crianças.Duas dificuldades surgiram na oficina: a quantidade de alunos/as por turma, aproximadamente, vinte alunos/as; e o pouco tempo para a realização da prática pelos alunos/as. Recomendamos, aumentar o tempo do evento, para que os alunos/as possam vivenciar as oficinas objetivando a aprendizagem; aumentar o número de oficinas, distribuindo e diluindo os alunos/as em outras atividades, evitando as grandes turmas em cada oficina." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FÍSICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANDARA QUEIROGA DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANDARA QUEIROGA" "autor_email" => "dandaraqueiroga@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1399 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E PIBID: OPORTUNIZANDO VIVÊNCIAS" "resumo" => "O “I Festival de Jogos e Diversas Linguagens” foi realizado na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, no dia 04 de outubro de 2012. O evento foi organizado pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRN) que atuam no sub-projeto de educação física. O PIBID tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desta forma, a inserção dos alunos licenciandos no cotidiano escolar oportuniza a criação e participação em diversas experiências. O evento teve como objetivo apresentar o PIBID-EF, os PIBIDianos, a supervisora e coordenadora, aos membros da escola que será o lócus de atuação.O Festival foi composto por seis oficinas de práticas corporais, que aconteceram na quadra da escola. Nestas oficinas as crianças tiveram a oportunidade de experimentar jogos, que possibilitassem atender um dos objetivos da educação física escolar, o de ter acesso as práticas corporais diversas, justificando, portanto a sua realização.Dentre as seis oficinas, apresentamos, nesse trabalho, a Oficina da Corrida de Tampinhas. Na oficina orientamos os alunos/as da educação infantil e ensino fundamental I na sua prática. A escolha e realização desta oficina foi motivada pela oportunidade de apresentar os alunos/as uma opção de jogo, dentre várias, simples que pode ser adaptado a todas as idades e realidades sociais.A Corrida de Tampinha foi elaborada por uma bolsista e supervisora do PIBID-EF. Na quadra, montamos uma pista com curvas, retas e com obstáculos (uma floresta e um túnel de rolos de papel higiênico, um rio de giz de cera, e uma rampa de cartolina), sendo estes, desenhados no chão para serem percorridos pelos/as estudantes, realizando movimentos com os dedos, a “petelecada”, seguindo o trajeto do início ao fim. A atividade foi realizada para turmas de educação infantil e ensino fundamental I. Contudo, dependendo da turma, incluíamos ou não os obstáculos no trajeto, seguindo o princípio do planejamento sistematizado da educação física escolar, da gradação de dificuldade nas atividades de acordo com a idade e o nível de escolaridade.Após a Oficina, fizemos as seguintes considerações: realizou-se o resgate de um jogo popular; estimulamos uma atividade de baixo custo (as tampinhas de garrafas); enfatizamos aspectos psicomotores das crianças (motricidade fina, tônus, percepção espacial); deixamos legado à escola que é carente de materiais; e mediamos e ampliamos o aprendizado das crianças.Duas dificuldades surgiram na oficina: a quantidade de alunos/as por turma, aproximadamente, vinte alunos/as; e o pouco tempo para a realização da prática pelos alunos/as. Recomendamos, aumentar o tempo do evento, para que os alunos/as possam vivenciar as oficinas objetivando a aprendizagem; aumentar o número de oficinas, distribuindo e diluindo os alunos/as em outras atividades, evitando as grandes turmas em cada oficina." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FÍSICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANDARA QUEIROGA DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANDARA QUEIROGA" "autor_email" => "dandaraqueiroga@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }