Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

TAPELUCO: UM ESPAÇO DE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA Relato de Experiência (RE) O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1528
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 472
    "titulo" => "TAPELUCO: UM ESPAÇO DE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "O processo de confecção e utilização do Tapeluco se dividiu em vários momentos pedagógicos. O primeiro, passou da discussão à escolha do brinquedo que faríamos. Segundo: a confecção do brinquedo, visto que o grupo fez questão de produzir cada detalhe do Tapeluco. Essa proposta de confecção manual objetivou refletirmos sobre a possibilidade de confeccionar o brinquedo junto aos estudantes (nesta aula não tivemos esta oportunidade). Terceiro: aplicação de uma aula cujo tema era o tapeluco, que será apresentada neste relato. Quarto: a exposição destes momentos em sala de aula, para os nossos colegas de turma, a fim de discutir sobre a eficácia dos planejamentos dos diferentes grupos. O objetivo deste relato é apresentar um brinquedo produzido para o componente curricular: Educação Física na Educação Infantil, o Tapeluco.A aula foi aplicada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Terezinha Linhares Faustino numa turma do nível III, composta por 20 alunos, com idades de 4 a 5 anos. O conteúdo da aula foi à ginástica. Utilizamos como concepção de ensino a psicomotricidade. O tapeluco consiste em um grande tecido resistente, no qual pintamos diferentes formas geométricas e cores, nas quais os estudantes deveriam dispor as partes do seu corpo. A definição de qual parte do corpo deveria ser posta em qual forma, se dava pelo jogo de combinação entre três dados (um contendo as cores, outro as formas e outro as partes do corpo). Desde o planejamento até a execução estivemos atentos a contemplar as três categorias de conteúdo. Na categoria conceitual: Contemplamos o conhecimento sobre o corpo, sobre as cores (vermelho, amarelo e verde) e formas geométricas (quadrado, círculo e triângulo). Procedimental: realizar movimentos de esquiva, pontes, etc. Atitudinal: abordamos o respeito ao colega e ao espaço ocupado por ele, à cooperação, etc. Para realizar a prática contamos com estes recursos: espaço físico livre (pátio), Tapeluco (tapete e dados), cartolina e lápis de cor. Após a aula fizemos uma roda de conversa com as crianças sobre o que acharam do Tapeluco e pedimos para elas desenharem suas impressões sobre ele, seguindo um princípio de intervenções pautadas na concepção de aulas da psicomotricidade realizamos atividades que perpassam práticas corporais que estimulam a motricidade grossa (utilizando grandes músculos corporais bem como a liberdade de criação de grandes movimentos) até as que exploram a motricidade fina (o desenho). Outros aspectos psicomotores estimulados nesta prática foram: tônus, equilíbrio, organização espacial, esquema e imagem corporal. \tNa prática pedagógica é importante refletir sobre a diversidade de práticas que podem ser proporcionadas e compartilhar novas estratégias metodológicas com os pares, sendo estas, simultaneamente, a importância, motivação e a razão para apresentação desta experiência bem sucedida. Na ocasião, aplicamos o Tapeluco na educação infantil mas esta estratégia pode ser utilizada até o ensino médio, sempre observado o grau de complexidade.\tA partir da dificuldade que tivemos é que fazemos nossa recomendação: quanto maior for o tecido para confeccionar o Tapeluco, melhor. O espaço foi pouco para tantas crianças. Foi a única queixa delas e nossa observação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍZA BRAUN"
    "autor_nome_curto" => "RAÍZA BRAUN"
    "autor_email" => "raizabraun@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1528
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 472
    "titulo" => "TAPELUCO: UM ESPAÇO DE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "O processo de confecção e utilização do Tapeluco se dividiu em vários momentos pedagógicos. O primeiro, passou da discussão à escolha do brinquedo que faríamos. Segundo: a confecção do brinquedo, visto que o grupo fez questão de produzir cada detalhe do Tapeluco. Essa proposta de confecção manual objetivou refletirmos sobre a possibilidade de confeccionar o brinquedo junto aos estudantes (nesta aula não tivemos esta oportunidade). Terceiro: aplicação de uma aula cujo tema era o tapeluco, que será apresentada neste relato. Quarto: a exposição destes momentos em sala de aula, para os nossos colegas de turma, a fim de discutir sobre a eficácia dos planejamentos dos diferentes grupos. O objetivo deste relato é apresentar um brinquedo produzido para o componente curricular: Educação Física na Educação Infantil, o Tapeluco.A aula foi aplicada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Terezinha Linhares Faustino numa turma do nível III, composta por 20 alunos, com idades de 4 a 5 anos. O conteúdo da aula foi à ginástica. Utilizamos como concepção de ensino a psicomotricidade. O tapeluco consiste em um grande tecido resistente, no qual pintamos diferentes formas geométricas e cores, nas quais os estudantes deveriam dispor as partes do seu corpo. A definição de qual parte do corpo deveria ser posta em qual forma, se dava pelo jogo de combinação entre três dados (um contendo as cores, outro as formas e outro as partes do corpo). Desde o planejamento até a execução estivemos atentos a contemplar as três categorias de conteúdo. Na categoria conceitual: Contemplamos o conhecimento sobre o corpo, sobre as cores (vermelho, amarelo e verde) e formas geométricas (quadrado, círculo e triângulo). Procedimental: realizar movimentos de esquiva, pontes, etc. Atitudinal: abordamos o respeito ao colega e ao espaço ocupado por ele, à cooperação, etc. Para realizar a prática contamos com estes recursos: espaço físico livre (pátio), Tapeluco (tapete e dados), cartolina e lápis de cor. Após a aula fizemos uma roda de conversa com as crianças sobre o que acharam do Tapeluco e pedimos para elas desenharem suas impressões sobre ele, seguindo um princípio de intervenções pautadas na concepção de aulas da psicomotricidade realizamos atividades que perpassam práticas corporais que estimulam a motricidade grossa (utilizando grandes músculos corporais bem como a liberdade de criação de grandes movimentos) até as que exploram a motricidade fina (o desenho). Outros aspectos psicomotores estimulados nesta prática foram: tônus, equilíbrio, organização espacial, esquema e imagem corporal. \tNa prática pedagógica é importante refletir sobre a diversidade de práticas que podem ser proporcionadas e compartilhar novas estratégias metodológicas com os pares, sendo estas, simultaneamente, a importância, motivação e a razão para apresentação desta experiência bem sucedida. Na ocasião, aplicamos o Tapeluco na educação infantil mas esta estratégia pode ser utilizada até o ensino médio, sempre observado o grau de complexidade.\tA partir da dificuldade que tivemos é que fazemos nossa recomendação: quanto maior for o tecido para confeccionar o Tapeluco, melhor. O espaço foi pouco para tantas crianças. Foi a única queixa delas e nossa observação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍZA BRAUN"
    "autor_nome_curto" => "RAÍZA BRAUN"
    "autor_email" => "raizabraun@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O processo de confecção e utilização do Tapeluco se dividiu em vários momentos pedagógicos. O primeiro, passou da discussão à escolha do brinquedo que faríamos. Segundo: a confecção do brinquedo, visto que o grupo fez questão de produzir cada detalhe do Tapeluco. Essa proposta de confecção manual objetivou refletirmos sobre a possibilidade de confeccionar o brinquedo junto aos estudantes (nesta aula não tivemos esta oportunidade). Terceiro: aplicação de uma aula cujo tema era o tapeluco, que será apresentada neste relato. Quarto: a exposição destes momentos em sala de aula, para os nossos colegas de turma, a fim de discutir sobre a eficácia dos planejamentos dos diferentes grupos. O objetivo deste relato é apresentar um brinquedo produzido para o componente curricular: Educação Física na Educação Infantil, o Tapeluco.A aula foi aplicada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Terezinha Linhares Faustino numa turma do nível III, composta por 20 alunos, com idades de 4 a 5 anos. O conteúdo da aula foi à ginástica. Utilizamos como concepção de ensino a psicomotricidade. O tapeluco consiste em um grande tecido resistente, no qual pintamos diferentes formas geométricas e cores, nas quais os estudantes deveriam dispor as partes do seu corpo. A definição de qual parte do corpo deveria ser posta em qual forma, se dava pelo jogo de combinação entre três dados (um contendo as cores, outro as formas e outro as partes do corpo). Desde o planejamento até a execução estivemos atentos a contemplar as três categorias de conteúdo. Na categoria conceitual: Contemplamos o conhecimento sobre o corpo, sobre as cores (vermelho, amarelo e verde) e formas geométricas (quadrado, círculo e triângulo). Procedimental: realizar movimentos de esquiva, pontes, etc. Atitudinal: abordamos o respeito ao colega e ao espaço ocupado por ele, à cooperação, etc. Para realizar a prática contamos com estes recursos: espaço físico livre (pátio), Tapeluco (tapete e dados), cartolina e lápis de cor. Após a aula fizemos uma roda de conversa com as crianças sobre o que acharam do Tapeluco e pedimos para elas desenharem suas impressões sobre ele, seguindo um princípio de intervenções pautadas na concepção de aulas da psicomotricidade realizamos atividades que perpassam práticas corporais que estimulam a motricidade grossa (utilizando grandes músculos corporais bem como a liberdade de criação de grandes movimentos) até as que exploram a motricidade fina (o desenho). Outros aspectos psicomotores estimulados nesta prática foram: tônus, equilíbrio, organização espacial, esquema e imagem corporal. Na prática pedagógica é importante refletir sobre a diversidade de práticas que podem ser proporcionadas e compartilhar novas estratégias metodológicas com os pares, sendo estas, simultaneamente, a importância, motivação e a razão para apresentação desta experiência bem sucedida. Na ocasião, aplicamos o Tapeluco na educação infantil mas esta estratégia pode ser utilizada até o ensino médio, sempre observado o grau de complexidade. A partir da dificuldade que tivemos é que fazemos nossa recomendação: quanto maior for o tecido para confeccionar o Tapeluco, melhor. O espaço foi pouco para tantas crianças. Foi a única queixa delas e nossa observação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.