TAPELUCO: UM ESPAÇO DE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1528 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "TAPELUCO: UM ESPAÇO DE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O processo de confecção e utilização do Tapeluco se dividiu em vários momentos pedagógicos. O primeiro, passou da discussão à escolha do brinquedo que faríamos. Segundo: a confecção do brinquedo, visto que o grupo fez questão de produzir cada detalhe do Tapeluco. Essa proposta de confecção manual objetivou refletirmos sobre a possibilidade de confeccionar o brinquedo junto aos estudantes (nesta aula não tivemos esta oportunidade). Terceiro: aplicação de uma aula cujo tema era o tapeluco, que será apresentada neste relato. Quarto: a exposição destes momentos em sala de aula, para os nossos colegas de turma, a fim de discutir sobre a eficácia dos planejamentos dos diferentes grupos. O objetivo deste relato é apresentar um brinquedo produzido para o componente curricular: Educação Física na Educação Infantil, o Tapeluco.A aula foi aplicada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Terezinha Linhares Faustino numa turma do nível III, composta por 20 alunos, com idades de 4 a 5 anos. O conteúdo da aula foi à ginástica. Utilizamos como concepção de ensino a psicomotricidade. O tapeluco consiste em um grande tecido resistente, no qual pintamos diferentes formas geométricas e cores, nas quais os estudantes deveriam dispor as partes do seu corpo. A definição de qual parte do corpo deveria ser posta em qual forma, se dava pelo jogo de combinação entre três dados (um contendo as cores, outro as formas e outro as partes do corpo). Desde o planejamento até a execução estivemos atentos a contemplar as três categorias de conteúdo. Na categoria conceitual: Contemplamos o conhecimento sobre o corpo, sobre as cores (vermelho, amarelo e verde) e formas geométricas (quadrado, círculo e triângulo). Procedimental: realizar movimentos de esquiva, pontes, etc. Atitudinal: abordamos o respeito ao colega e ao espaço ocupado por ele, à cooperação, etc. Para realizar a prática contamos com estes recursos: espaço físico livre (pátio), Tapeluco (tapete e dados), cartolina e lápis de cor. Após a aula fizemos uma roda de conversa com as crianças sobre o que acharam do Tapeluco e pedimos para elas desenharem suas impressões sobre ele, seguindo um princípio de intervenções pautadas na concepção de aulas da psicomotricidade realizamos atividades que perpassam práticas corporais que estimulam a motricidade grossa (utilizando grandes músculos corporais bem como a liberdade de criação de grandes movimentos) até as que exploram a motricidade fina (o desenho). Outros aspectos psicomotores estimulados nesta prática foram: tônus, equilíbrio, organização espacial, esquema e imagem corporal. \tNa prática pedagógica é importante refletir sobre a diversidade de práticas que podem ser proporcionadas e compartilhar novas estratégias metodológicas com os pares, sendo estas, simultaneamente, a importância, motivação e a razão para apresentação desta experiência bem sucedida. Na ocasião, aplicamos o Tapeluco na educação infantil mas esta estratégia pode ser utilizada até o ensino médio, sempre observado o grau de complexidade.\tA partir da dificuldade que tivemos é que fazemos nossa recomendação: quanto maior for o tecido para confeccionar o Tapeluco, melhor. O espaço foi pouco para tantas crianças. Foi a única queixa delas e nossa observação." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAÍZA BRAUN" "autor_nome_curto" => "RAÍZA BRAUN" "autor_email" => "raizabraun@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1528 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "TAPELUCO: UM ESPAÇO DE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O processo de confecção e utilização do Tapeluco se dividiu em vários momentos pedagógicos. O primeiro, passou da discussão à escolha do brinquedo que faríamos. Segundo: a confecção do brinquedo, visto que o grupo fez questão de produzir cada detalhe do Tapeluco. Essa proposta de confecção manual objetivou refletirmos sobre a possibilidade de confeccionar o brinquedo junto aos estudantes (nesta aula não tivemos esta oportunidade). Terceiro: aplicação de uma aula cujo tema era o tapeluco, que será apresentada neste relato. Quarto: a exposição destes momentos em sala de aula, para os nossos colegas de turma, a fim de discutir sobre a eficácia dos planejamentos dos diferentes grupos. O objetivo deste relato é apresentar um brinquedo produzido para o componente curricular: Educação Física na Educação Infantil, o Tapeluco.A aula foi aplicada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Terezinha Linhares Faustino numa turma do nível III, composta por 20 alunos, com idades de 4 a 5 anos. O conteúdo da aula foi à ginástica. Utilizamos como concepção de ensino a psicomotricidade. O tapeluco consiste em um grande tecido resistente, no qual pintamos diferentes formas geométricas e cores, nas quais os estudantes deveriam dispor as partes do seu corpo. A definição de qual parte do corpo deveria ser posta em qual forma, se dava pelo jogo de combinação entre três dados (um contendo as cores, outro as formas e outro as partes do corpo). Desde o planejamento até a execução estivemos atentos a contemplar as três categorias de conteúdo. Na categoria conceitual: Contemplamos o conhecimento sobre o corpo, sobre as cores (vermelho, amarelo e verde) e formas geométricas (quadrado, círculo e triângulo). Procedimental: realizar movimentos de esquiva, pontes, etc. Atitudinal: abordamos o respeito ao colega e ao espaço ocupado por ele, à cooperação, etc. Para realizar a prática contamos com estes recursos: espaço físico livre (pátio), Tapeluco (tapete e dados), cartolina e lápis de cor. Após a aula fizemos uma roda de conversa com as crianças sobre o que acharam do Tapeluco e pedimos para elas desenharem suas impressões sobre ele, seguindo um princípio de intervenções pautadas na concepção de aulas da psicomotricidade realizamos atividades que perpassam práticas corporais que estimulam a motricidade grossa (utilizando grandes músculos corporais bem como a liberdade de criação de grandes movimentos) até as que exploram a motricidade fina (o desenho). Outros aspectos psicomotores estimulados nesta prática foram: tônus, equilíbrio, organização espacial, esquema e imagem corporal. \tNa prática pedagógica é importante refletir sobre a diversidade de práticas que podem ser proporcionadas e compartilhar novas estratégias metodológicas com os pares, sendo estas, simultaneamente, a importância, motivação e a razão para apresentação desta experiência bem sucedida. Na ocasião, aplicamos o Tapeluco na educação infantil mas esta estratégia pode ser utilizada até o ensino médio, sempre observado o grau de complexidade.\tA partir da dificuldade que tivemos é que fazemos nossa recomendação: quanto maior for o tecido para confeccionar o Tapeluco, melhor. O espaço foi pouco para tantas crianças. Foi a única queixa delas e nossa observação." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAÍZA BRAUN" "autor_nome_curto" => "RAÍZA BRAUN" "autor_email" => "raizabraun@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }