RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA MOTORA GLOBAL, POR TAREFA E COMPETÊNCIA MOTORA REAL: UM ESTUDO PRELIMINAR
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Para avaliar a Percepção de Competência Motora Global (PCMG) foi utilizado o questionário de percepção de competência (HARTER, 1988) validado para a população brasileira por Valentini et. al. (2010). Para avaliação da percepção de competência motora por tarefa utilizou-se uma escala idealizada pelos autores da pesquisa, composta por 12 itens referentes às habilidades motoras de locomoção (corrida, galope, salto com um pé, passada, salto horizontal, corrida lateral) e controle de objetos (rebatida, quicar, agarrar, chutar, rolar e arremessar). As habilidades motoras eram demonstradas a criança e antes da executá-la esta indicava a própria competência motora percebida utilizando uma escala do tipo likert de 4 pontos que variava entre “quase não consigo realizar” a “realizo sem dificuldade alguma”. O Test of Gross Motor Development – 2 second edition (ULRICH, 2000; VALENTINI, 2012) foi empregado para verificar a competência motora real das crianças. 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