Introdução: frequentemente, resultados de pesquisas sobre análise do desempenho motor, têm apontado percentuais significativos de crianças e adolescentes brasileiros com desempenho motor abaixo do esperado ou com dificuldades significativas de movimento. Objetivo: analisar o desempenho motor de crianças e adolescentes. Método: participaram do estudo 278 escolares, de ambos os sexos, sendo 136 do sexo masculino e 142 do sexo feminino com idades entre 7 e 12 anos oriundos de um município do interior do Nordeste Brasileiro. Para verificar o desempenho motor dos participantes foi utilizado o Movement Assessment Battery for Children – second edition - MABC-2 (HENDERSON, SUGDEN e BARNETT, 2007). Neste estudo considerou-se as normativas sugeridas pela bateria de teste para classificação do desempenho motor do grupo investigado quais sejam: acima do percentil 15 – “Sem dificuldades de movimento”; entre o percentil 5 e 15 - “Em risco de dificuldade de movimento”; e abaixo do percentil 5 – “Dificuldade Significativa de Movimento”. Para análise dos dados utilizou-se a estatistica de frequencia e percentual e teste de qui-quadrado para verificar possiveis diferenças nas proporções entre os sexos das três categorias de classificação do MABC-2. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Resultados: de um modo geral observou-se um percentual elevado de escolares com dificuldade significativa de movimento (12% para o grupo feminino e 13,2% para o grupo masculino). As análises por idade indicaram maiores prevalências de escolares do sexo masculino com 7, 8 e 12 anos com dificuldade de movimento. No grupo feminino os percentuais mais elevado para esta condição ocorreram nas idades 9 e 10 anos. Conclusão: Esses achados são preocupantes, uma vez que crianças e adolescentes com dificuldade significativa de movimento possuem problemas na organização de suas ações motoras, executam movimentos básicos com dificuldade, tem limitações no repertório motor, déficits na aquisição de padrões de movimento mais maduros, restrição na capacidade de desempenhar tarefas diárias, sobretudo em atividades que exijam coordenação motora ampla e refinada.