As práticas corporais que são desenvolvidas nas escolas durante as aulas de Educação Física(EF), tem como marca principal a efetivação do conteúdo esporte, principalmente o trabalho dos esportes coletivos, traduzindo que na Educação Física só tem esse único conhecimento que professor desenvolve na sua prática. Nesse ponto entendemos que não só os esportes coletivos devam ser trabalhados, mas conteúdos do acervo da cultura corporal como: atividades rítmicas e expressivas, os conhecimentos sobre o corpo, jogos, ginástica, dentre outras expressões. Esta investigação teve por objetivo analisar as aulas de EF de duas escolas municipais da cidade de Alagoa Grande-PB, buscando identificar como é o ensino/aprendizado das práticas corporais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram utilizados para a coleta de dados observações e um questionário para dois professores de EF. Consideramos os dados relacionados à profissão, a atuação pedagógica e a formação dos professores, o interesse e a participação dos alunos, a relação professor x aluno e aluno x aluno, o espaço físico e os materiais disponíveis para as aulas, os aspectos do planejamento ao ensino das práticas corporais. Concluímos que o trabalho das práticas corporais nas escolas foco da pesquisa ainda não atende a um trabalho que desenvolva na integra sobre o acervo da cultura corporal ficando presente a prática dos esportes coletivos, que muitas vezes sem nenhum maior desenvolvimento. Logo, se faz necessário que as escolas juntos com os seus professores de EF, diversifiquem as suas práticas corporais de forma que todos os alunos possam ter a oportunidade de conhecer e vivenciar as várias práticas corporais levando que eles tenham a devida consciência dos benefícios que essas práticas trarão para suas vidas proporcionando bem estar e satisfação pessoal em melhorar a sua qualidade de vida.Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica.